segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO ARCA DAS LETRAS

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a ELETROSUL, fará a implantação de 110 Bibliotecas Rurais Arca das Letras em comunidades rurais do Paraná que ainda não foram contempladas pelo programa.
No momento estão sendo atendidas as demandas das comunidades interessadas em receber as bibliotecas. No entanto é necessário lembrar que o programa é direcionado exclusivamente para o meio rural (comunidades de agricultores familiares, assentamentos, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores, etc.).
É necessário que a comunidade escolha um ou mais moradores que ficarão responsáveis pela biblioteca, os quais serão capacitados, e terão a incumbência de, além de zelar pela biblioteca, também estimular a leitura junto à comunidade. Estas pessoas são chamadas de Agentes de Leitura. Tanto o móvel (arca), quanto o acervo, serão fornecidos pelo programa. O MDA também fará a capacitação dos Agentes de Leitura das comunidades.


OS INTERESSADOS PRECISAM ENVIAR, OS DADOS ABAIXO DISCRIMINADOS POR EMAIL:

NOME DA COMUNIDADE INTERESSADA E O MUNICÍPIO;
NOME(S) DA(S) PESSOA(S) DA COMUNIDADE QUE SERÁ(Ã0) AGENTE(S) DE LEITURA;
UM TELEFONE PARA CONTATO.



Abaixo, mais informações sobre o ARCA DAS LETRAS:


O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

Cada biblioteca tem cerca de 200 títulos, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), inclusive assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

Para a implantação da biblioteca na comunidade, os próprios moradores indicam o local de sua instalação e escolhem as pessoas da comunidade que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura, os quais serão os Agentes de Leitura. Estes Agentes de Leitura devem residir na comunidade e terem aptidão para este trabalho voluntário.

Para maiores informações, acesse o link:

http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/arcadasletras/one-community?page_num=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário