sábado, 14 de abril de 2012

MORRE O CINEASTA PAULO CESAR SARACENI

O cineasta Paulo Cezar Saraceni, 78, morreu neste sábado (14) no Hospital Federal da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos.

O filho, João Paulo Saraceni, disse que o cineasta "deixa saudade em todo mundo e foi muito feliz porque trabalhou no cinema desde os 20 anos até o fim de sua vida".

Saraceni estava preparando o lançamento de seu último filme, "O Gerente", baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade.

O cineasta e produtor, Silvio Tendler lembrou de quando esteve com Saraceni na edição de 1999 do Festival de Miami.


"Ele levou 'O Viajante' e eu 'Castro Alves'. O George Lucas estava com o seu 'Guerra nas Estrelas' e um jornalista brasileiro queria que nós comentássemos o filme. Paulo Cezar, com suas tiradas, disse que nós tínhamos um pacto com George Lucas: nós não assistíamos aos filmes dele e ele não assistia aos nossos."

Produtor de "O Gerente", Zelito Viana contou que o amigo emocionou a todos durante as filmagens, ao dançar no set, mesmo debilitado fisicamente, para mostrar aos atores como queria gravar determinada cena.

"Paulo Cezar estava tão feliz que até voltou a dançar. Tem uma cena em que a Letícia Spiller dança com o Ney Latorraca que foi ensaiada por ele. Emocionou todo mundo."

As filmagens, com orçamento reduzido, foram "bem no estilo Cinema Novo", recordou Zelito.

"Todo mundo trabalhou com o mesmo salário, um valor simbólico. Uma produção modesta, mas com qualidade profissional. Uma ajuda entre amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário