sábado, 21 de abril de 2012

ANA DE HOLLANDA NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO, EM BOGOTÁ

No âmbito da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), iniciada na quarta-feira (18), as ministras da Cultura do Brasil e da Colômbia se reuniram na capital colombiana, para estabelecer novas medidas de cooperação cultural entre os dois países.

Fomentar programas de residências artísticas, a participação de autores brasileiros e colombianos em feiras, festivais literários e no meio acadêmico, além de promover intercâmbios entre artistas, criadores e gestores de cultura são algumas das principais determinações feitas pela Ministra de Cultura da Colômbia, Mariana Garcés Córdoba, e a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda.

As ações conjuntas, que serão implementadas no marco do Plano de Ação para a Cooperação Cultural 2011-2014, já existente entre os dois países, se destinam sobretudo às áreas de livro e leitura, patrimônio cultural, museus, economia criativa e diversidade cultural e étnica.

As ministras ressaltaram o caráter transversal da cultura e a complementaridade entre cultura e educação, bem como a importância de se fortalecer o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas exitosas. Destacaram, ainda, a necessidade de implementar ações conjuntas capazes de incrementar uma aproximação mais efetiva entre os dois países, que compartilham desafios socio-culturais e uma rica diversidade cultural.

A reunião bilateral contou com a participação de representantes de dirigentes de políticas públicas da área do livro e da leitura, como o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim; a diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia, Ana Roda; a diretora de Artes do Ministério da Cultura da Colômbia, Guiomar Acevedo; o membro do comitê assessor do Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia, Moisés Melo, e o ex diretor da Biblioteca Luis Ángel Arango, Jorge Orlando Melo.

Dando prosseguimento ao encontro entre as duas ministras, representantes dos dois países participaram de uma reunião técnica para discutir as ações de cooperação na área de livro e leitura, aproveitando a presença de dirigentes brasileiros dessa área, por conta da Feira Internacional do Livro de Bogotá.

Outros objetivos definidos pelos dois ministérios são a promocão de acões dos grupos que representam a diversidade cultural de ambos os países, com ênfase nas culturas afrodescendentes e indígenas.


Principais projetos na área de livro e leitura:

1: A realização de reuniões técnicas anuais entre os dois países, um ano em cada país, com vistas a debater os desafios para a implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil e o Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia.

2: Estimular residencias e visitas de autores de Brasil e Colômbia, a serem realizadas nos dois países, no âmbito de feiras, festivais literários e universidades.

3: Estímulo para a tradução e a publicação de títulos brasileiros na Colômbia, e vice-versa. Reforço da divulgação dos programas de apoio à tradução já existentes nos dois países.

4: A criação de festivais literários de fronteira com a participação das bibliotecas localizadas nessas áreas na região amazônica.

5: Fomentar a presença de livros colombianos nas redes públicas de bibliotecas do Brasil, e vice-versa.

6: Intercâmbios para trocas de experiências na área de digitalização e restauro dos acervos de bibliotecas públicas.

Outras medidas discutidas na reunião entre os dois Ministérios:

1. Realização, no segundo semestre de 2012, da segunda reunião da Comissão Técnica Binacional para desenvolvimento do projeto “Cartografia Cultural do Noroeste Amazônico”, que prevê o inventário de sítios sagrados relacionados aos povos indígenas dessa região.
2. Intercâmbio de experiências sobre recuperação de sítios históricos como destino cultural e mecanismos de financiamento para preservação do patrimônio cultural.
3. Colaboração para enriquecer o acervo da biblioteca de referência do Centro Lúcio Costa para Gestão do Patrimônio, localizado no Rio de Janeiro e voltado para ações na América Latina e Caribe.
4. Cooperação na área de sistemas nacionais de informação sobre museus, no âmbito do Programa Ibermuseus.
(Comunicado comum dos Ministérios da Cultura do Brasil e da Colômbia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário