quinta-feira, 22 de março de 2012

TEATRO OURO VERDE



Uma reunião realizada nesta quarta-feira (21/3), em Curitiba, entre representantes da Secretaria de Estado da Cultura, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PR) definiu as etapas para a reconstrução do Teatro Ouro Verde, de Londrina. Parte do edifício foi destruído por um incêndio, no dia 12 de fevereiro, causado por um curto-circuito.

Foram feitas recomendações a partir da visita técnica realizada logo após o incêndio. Muitos equipamentos, móveis e partes do prédio não foram danificados. A remoção do que sobrou deve ser feita de acordo com as normas técnicas de restauração.

A partir das indicações feitas por especialistas da Secretaria da Cultura e do IPHAN/PR, será providenciada a remoção cuidadosa dos remanescentes, além da retirada de elementos que possam ser reutilizados. Os materiais serão higienizados, embalados, armazenados e discriminados. Também será removida a estrutura metálica e escoradas as paredes ainda em pé.

O projeto deverá prever a consolidação das paredes e a recomposição dos espaços internos do edifício. Ficou agendada para a primeira semana de abril uma nova visita técnica ao Cine Teatro Ouro Verde para acompanhamento do trabalho.

Participaram do encontro a coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Rosina Parchen, o superintendente do IPHAN-PR, José La Pastina Júnior, e a vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão.

DOAÇÃO - A UEL abriu uma conta bancária para que sejam feitas doações para a reconstrução do Teatro Ouro Verde.
As pessoas podem depositar qualquer quantia na agência 4113, conta corrente 14888-8, Banco Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário