sábado, 31 de março de 2012

RENATO ROCHA


A Reportagem do Domingo Espetacular (TV Record) exibida em 25 de março último e que mostrou o contra baixista Renato Rocha, 50 anos, morando nas ruas do Rio de Janeiro realmente assusta por conta de ele ter escrito canções e participado em três álbuns de uma das maiores bandas do pop rock nacional e que ainda hoje vende milhares de discos.

Rocha; como bem disse a jornalista Nina Lemos, em sua coluna no Estadão; era a imagem da modernidade e da beleza, um negro valoroso em cima dos palcos por todo o Brasil, sendo admirado e tendo seu nome gritado por adolescentes e jovens de toda uma geração.

Era desta forma que o via, nos discos, na televisão e no memorável show que a Legião Urbana fez em Londrina, no auge do sucesso do Disco "Que país é este?". Era o quarteto perfeito: o poeta rebelde e carismático (Russo), o guitarrista gente boa (Dado), o negro talentoso e belo (Rocha) e o batera, econômico e aparentemente desligado. Naquela época, aos 13 ou 15 anos, com nenhum dinheiro no bolso, ouvia os discos da banda na casa de amigos, em memoráveis sábados à noite em que nos reuníamos (uns 10 amigos) para curtir o rock anos 80.



Ele sumiu por muitos anos... As matérias que se sucederam ao domingo mostram que ele formou outras bandas e tentou...

Mas mesmo quem se dedica à música, pouco ou nada ouvia falar de Negrette e o tempo também passou... Afinal, o tempo não pára...

Renato Russo se foi...

A banda se desfez e resta a memória dos oitenta e meados dos anos 90 em que “de tanto acreditar em tudo que achávamos tão certo, teríamos o mundo inteiro e faríamos floresta do deserto. E diamantes de pedaços de vidro. Mas percebo agora que o teu sorriso vem diferente, quase parecendo te ferir...”


E o olhar triste de Negrette, seu sorriso triste, sua história triste...

Mas o que te aconteceu, Negrette?

Certamente que a reportagem explorou o drama e pouco explicou como as coisas chegaram até ali. Mas para os fãs da Legião Urbana ficam a indagação e a vontade de colaborar para que Negrette resgate sua auto estima e retome sua vida pessoal e profissional.

E certamente a imensa tristeza por este momento!

ALDO MORAES
Músico
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário