domingo, 18 de março de 2012

CONHEÇA MAIS LYGIA PAPE

Lygia Pape nasceu em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, em 1927.
Foi gravadora, escultora, pintora, professora e artista multimídia brasileira, identificada com o movimento conhecido por neoconcretismo.

Carreira
Importante representante da arte contemporânea no Brasil, Lygia possui uma trajetória artística que se inicia com o abstracionismo geométrico. Já na década de 1950 possuia renome na cena artística carioca e, em 1957, é uma das signatárias do manifesto neoconcreto, encabeçado por Ferreira Gullar e Hélio Oiticica.
Estudou com Fayga Ostrower. Participou da I Exposição Nacional de Arte Abstrata Nacional, em Petrópolis, em 1953. Expôs as xilogravuras Tecelares, com o grupo Frente, no Museu de Arte Moderna no Rio, em 1955. Em 1956, participou da Exposição de Arte Concreta no MASP e em Zurique. No final de 1956 e começo de 1957, participou da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Ministério da Educação e Cultura, no Rio. Em 1958, apresentou no teatro do hotel Copacabana Palace o Balé Neoconcreto, de autoria sua com a participação de Reynaldo Jardim.

Neoconcretismo
Em 1959, Pape e artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Franz Weissmann romperam com o concretismo e publicaram no Jornal do Brasil o Manifesto Neoconcreto, marco inicial do neoconcretismo. No mesmo ano, participou da 5ª Bienal de São Paulo. Em 1959 tomou parte da 1ª Exposição Neoconcreta.

Entre 1959 e 1961, Lygia realizou a trilogia Livro da Criação, Livro da Arquitetura e Livro do Tempo. A partir de 1960, iniciou uma série de projetos de esculturas em madeira. Em 1960, foi uma das convidadas para a célebre 1ª Exposição Internacional de Arte Concreta, em Zurique, na Suíça.


Cinema
A partir de 1962, passou a trabalhar com cinema, fazendo cartazes, roteiro, montagem e direção, além de ampla produção de cinema autoral, trabalhando com equipamentos de 35mm , 16mm e super 8.

Em 1967 participou da exposição "Nova Objetividade Brasileira" com a Caixa de Baratas e a Caixa de Formigas. Em 1968, no evento "Apocalipopótese", mostrou seu objeto penetrável Ovo.

Em 1969 exibiu numa favela o Divisor, pano de 30x30 metros com perfurações. Fez, em 1975, a primeira individual na Galeria Maison de France, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, fez a exposição "Eat Me", na Galeria Arte Global, em São Paulo. Ganhou bolsa de estudos da Fundação Guggenheim, Nova Iorque, permanecendo vários meses nessa cidade.

Bienais

Expôs sua produção neoconcreta na galeria Thomas Cohn, e na mostra "Modernidade" em Paris. Em 1990 mostrou Amazoninos, trabalhos em chapa metálica, recebendo prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Com apoio de bolsa institucional da Fundação Vitae, realizou as Tteias # 7, combinando luz e pigmento. Em 2001, Lygia apresentou no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio, a instalação Carandiru. Tem obras expostas na Bienal Brasil Século XX.

Participou da mostra "Tendências Construtivas" no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

A artista foi uma das convidadas da quarta Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre, 2003. Mestre em estética filosófica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professora da Faculdade de Arquitetura Santa Úrsula, de 1972 até 1985 e, de 1982, até a sua morte em 2004, lecionou na Escola de Belas Artes da UFRJ.
Lygia faleceu em 3 de Maio de 2004 no Rio de Janeiro com 77 anos.

Em junho de 2009, o Projeto Lygia pape, associação cultural elaborada pela própria artista em vida, monta a obra "Ttéia 1, C" para a abertura da 53ª Bienal de Veneza. A artista recebe homenagem póstuma com o prêmio "Refazendo mundo ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário