terça-feira, 27 de março de 2012

ARTES PLÁSTICAS: SISSTEMA

A exposição “SISSTEMA” fica em cartaz até 1º de abril na Matilha Cultural. Para que ainda não conferiu a primeira exposição individual da paulistana, Simone Sapienza Siss pode aproveitar até o próximo domingo. Para angariar fundos para ações com moradores de rua, a galeria colocou a venda, obras da artista e toy arts do evento Desvio Financeiro - leilão realizado no ano passado para festa de final de ano para moradores de rua.

A última semana de exposição marca o inicio da nova frente de atuação da Matilha Cultural junto à comunidade. Por acreditar e defender que o conhecimento pertence a todos e para intensificar e ampliar o trabalho educacional, a galeria impôs um requisito para receber projetos. Artistas ou coletivos que participarem de mostras na galeria deverão contribuir com a educação, seja oferecendo oficinas, palestras, cursos ou então com a doação de obras expostas. A artista Simone Siss deu inicio ao trabalho, participando de oficinas gratuitas de stencil e com a doação de parte das obras da sua exposição.

O dinheiro arrecadado será usado no projeto de cinema, que acontece aos domingos na galeria, paralelamente a feira de adoção de animais. A sessão é dedicada aos moradores de rua da região, que participam de uma sessão especial no cinema da Matilha Cultural com direito a bolo e café.

A mostra “SISSTEMA” retrata o universo da artista plástica autodidata, que conheceu a arte urbana há dois anos, num curso de stencil. São doze obras em tamanhos variados e imagens desenvolvidas em diferentes suportes e tamanhos. O material utilizado varia entre mdf, papel, madeiriti, tela, parede e ainda betoneira e toy art. O nome “SISSTEMA” foi escolhido pela artista, que em um pequeno verso, tenta definir ela mesma. “Meu sistema é bem completo. Tem concreto. Tem afeto. Meu sistema, adaptado. Mantém tudo organizado. Meu sistema é concebido. Mastigado, engolido. Meu sistema é bem nervoso... Muito mesmo, nem te conto” Sou plebéia ou realeza... Mas no fim, acabo sendo... Um acessório de mim mesma.”. Baseada nesse “SISSTEMA”, Simone pretende levar para as paredes da galeria uma sátira da vida urbana, misturando elementos de várias épocas.

A Matilha Cultural anuncia que a Biblioteca Scambo já está funcionando. O espaço livre de troca de livros arrecadou exemplares durante o primeiro mês de funcionamento e montou um espaço com o acervo conquistado. A partir de agora, os visitantes podem levar qualquer exemplar para casa, desde que deixe um outro na galeria. A Biblioteca Scambo tem como objetivo a troca de conhecimento e informações.

Happy Hours
Terças-feiras: das 19h às 22h30 – Aquecimento Central esquenta as noites de terça no centro da cidade com os DJs Zinco e Soares.

Quartas-feiras: das 19h às 22h30 – Noite do Guizado Selvagem com o trompetista que apresenta suas novas músicas e interpretações exclusivas das canções dos discos Calavera e Punx, remixadas ao vivo.
Quintas-feiras: às 20h e às 22h30 – Notas Reais: Entradas de jazz clássico ao vivo sob comando do trompetista Walmir Gil, um dos fundadores da Banda Mantiqueira.

Sextas-feiras: das 19h às 22h30 – A parada obrigatória das noites de sexta, o happy hour Mondo Cane anima os espíritos com cultura musical, afrobeats, brazucas, soul, rap, samba, com as agulhas mágicas de Nuts e MZK que a cada semana recebem convidados.
Matilha Cultural
A Matilha Cultural é uma entidade independente, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

SISSTEMA
Até 1º de abril de 2012
De terça a domingo, exceto sábado, das 12h às 22h
Sábado das 14h às 20h

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: De terça a domingo, exceto sábado, das 12h às 22h
Sábado 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br
Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com
Informações para a imprensa:
Ana Luiza Galvão +55 11 3871-0022 ramal 215
ana@agencialema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário