quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FREVO NA LISTA PARA PATRIMÔNIO IMATERIAL



A segunda-feira de Carnaval trouxe boas notícias à cultura do país, especialmente à pernambucana, com o anúncio feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, de que a candidatura do frevo a Patrimônio Imaterial da Humanidade será julgada pela Unesco ainda este ano. Ao lado do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida, a ministra mostrou confiança na aprovação.

“A reunião anual do Comitê do Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco será em novembro, em Barbados, e temos certeza de que o frevo passará a ser reconhecido e preservado mundialmente, tal como o tango, o fado e o mariachi”, explicou Hollanda.
De acordo com o presidente do Iphan, o processo da candidatura, visando a preservação deste gênero musical, teve início há dois anos: “Depois que o frevo virou patrimônio nacional, em 2007, nós preparamos um dossiê para a Unesco. Apresentamos várias candidaturas do Brasil para Patrimônio da Humanidade e o frevo será o primeiro a ser julgado”.

(Texto: Maíra Brandão – Ascom/RRNE/MinC)
(Fotos: Luciana Ourique – Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário