terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DO BLOG/ JAIME SANTOS II




1) Como compositor você acompanha a MPB atual e seus novos nomes? E caso acompanhe, como a situa em seu repertório e em relação a sua estética musical?

Sim! Sou bastante curioso neste aspecto e gosto muito mais de pesquisar e me ver interpretando algo novo do que ficar muito tempo num mesmo repertório, mesmo sabendo da importância que tem marcar bem as músicas, mas é assim que gosto mais, de apresentar coisas novas, ando muitas vezes


na contramão da cultura. Então, quando escuto algo novo, como já me ocorreu com músicas de Renato Braz, por exemplo, logo fui pesquisar e colocá-la no meu repertório. Com relação à estética musical, procuro no artista uma riqueza lítero-musical e isto já é quase um casamento, quando gosto, ele já tem estas características, ritmos, melodias, poesia e personalidade.

2) Em sua formação, quais músicos e compositores você considera uma influência em sua carreira?

São tantos, nossa música brasileira é muito rica e poderia citar aqui centenas deles, mas vou citar cinco bem marcantes na minha vida toda que são:


Milton Nascimento
Chico Buarque
Djavan
Caetano Veloso
Guinga


3) Como define seus projetos e obras mais recentes? Fale-nos da Moca que desenvolve um interessante projeto de produção.

Meus projetos pessoais mais recentes? No momento estou com dois projetos em andamento que é de fazer um Cd com músicas minhas e do meu amigo compositor e letrista Itamar Rios e outro de músicas minhas com parceiros da minha vida musical passada por Porto Alegre, Florianópolis e Londrina que se chamará “Composto”. Mas como defino isto é bastante complicado. Acho que denomino isto de teimosia, persistência, perseverança e etc. É que neste país fazer arte e trabalhar com cultura é coisa de teimoso. É um trabalho de resistência!

A Moca Produtora é uma empresa nova no mercado de produção musical, quase artesanal, mas tem ambições de projetar seus artistas e parceiros em diversas atividades.
A Moca Produtora está trabalhando na produção musical da cidade de Londrina e num projeto mais ambicioso que se chama “Integração da Nova Safra da MPB” que é um projeto nacional aguardando para ser entregue e aprovado.


4) Poderia falar do ensino musical e como você o enxerga neste momento em nosso país?

Acho que nunca é tarde para acordar! Pena que perdemos tempo atrasando todo o nosso desenvolvimento cultural musical. Apesar da música nunca ter saído de fato das grades curriculares das escolas, de uma forma ou de outra o corpo docente ensinava música aos seus alunos, mas agora não, música será obrigatório e terá de fazer parte da grade curricular de qualquer aluno. Penso que isto só vem acrescentar para o lado humano do aluno. Há quem goste e há quem não goste. É como tudo na vida e por que não?


5) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que nos reservou para conceder esta entrevista. Desejo um vitorioso 2012, com muitas canções e muito sucesso para você. Obrigado!

Quero deixar aqui minhas saudações a todos os amigos e agradecer imensamente a oportunidade dada pelo Blog Arte Brasil para deixar um pouco de mim e do meu trabalho. Espero ter contribuído de alguma forma e fico a disposição de todos. Eu que agradeço a oportunidade dada. Valeu!!!!! Grande abraço a todos!


Nome: Jaime Santos
Discografia:
E-mail: jaimesantos_hotmail.com
Site: www.jaimesantos.com.br
Contatos para shows: (43) 3329-2834 – (43) 8429-9979

Um comentário:

  1. Quer ver a entrevista completa? Clique aqui: http://www.jaimesantos.com.br/imprensa/entrevistas

    ResponderExcluir