terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CULTURA E ACESSIBILIDADE É TEMA DE DEBATE EM PORTO ALEGRE



Na segunda parte da manhã deste domingo ( 29/1), foi realizado em Porto Alegre, o debate “O PontenSocial da Cultura”, com participação de Alfredo Wagner – mestre e doutor em Antropologia Social, Pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, Eliana Bogéa – coordenadora de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua/Pará e da socióloga, mestre e doutora em Antropologia Social, Sarela Paz (Bolívia).

Alfredo Wagner fez uma reflexão de como se deu a autoconsciência da cultura que marca o início do século da cultura. “O projeto de uma cartografia cultural, organizando espaços e territórios, novas formas organizativas que se expressam corporalmente devem fazer parte de uma cartografia da diversidade cultural. Ver as diferenças entre tradição e tradicional, proteção e protecionismo e o conceito de contemporâneo e de civilização”.

Eliana Bogéa disse que não se pode pensar em território sem levar em conta as pessoas e que não dá para pensar a Amazônia de fora da Amazônia. Eliana lembrou os repertórios da cultura ribeirinha, suas diferenças e especificidades e entende que a cultura está ligada aos recursos naturais. Solicitou uma presença mais forte do Ministério da Cultura na região e disse que queria ver o Amazonas incluído na Rio + 20 também pelo viés da cultura.

A socióloga boliviana Sarela Paz (doutora em antropologia social) afirmou que o desenvolvimento sustentável deve levar em conta um elemento fundamental que é o tema da extrema pobreza e que a problemática da cultura deve ser pensada com a dimensão dos povos que têm condições e expressões políticas distintas. Segundo ela, “esse é o novo desafio dos Estados-Nação”, concluiu.

(Texto: Martha Pozueco – Ascom/RRS/MinC)
(Foto: Luiz Tadeu – Ascom/MinC )

Nenhum comentário:

Postar um comentário