segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MUNDO ERUDITO

a) O CIDDIC/UNICAMP conquistou prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o projeto Panorama da Música Brasileira. Desenvolvido ao longo de 2011 pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic), o Panorama da Música Brasileira foi eleito como o melhor projeto na categoria Música Erudita.
Músicos da OSU realizaram apresentações quinzenais entre março e outubro de 2011A divulgação do prêmio aconteceu na última segunda-feira-feira (12), após realização de assembleia com 55 críticos de artes. Eles também elegeram os melhores de 2011 nas categorias de Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de março de 2012, às 20 horas, no Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo.O Panorama da Música Brasileira homenageou 12 compositores brasileiros vivos em 16 concertos realizados de março a outubro deste ano, em Campinas. Músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizaram apresentações quinzenais no Espaço Cultural Casa do Lago e Sesc Campinas, parceiros da iniciativa. O Projeto foi coordenado pela compositora Denise Hortência Lopes Garcia, docente do Instituto do Instituto de Artes (IA) e diretora do Ciddic.Projeto foi coordenado pela compositora Denise Garcia, docente do IA e diretora do Ciddic“Já foi muito gratificante realizar o projeto. Nós fizemos uma homenagem a compositores consagrados na faixa de idade dos 70 a 80 anos, justamente para fazer um registro de suas produções. Precisamos divulgar a cultura brasileira no tocante a música erudita“, justificou Denise Garcia. “Agora, essa surpresa do APCA foi um plus completamente inesperado. Eu achei que um produto cultural do interior do Estado não fosse chamar a atenção dos críticos de São Paulo, mas ainda bem que chamou, né?”, alegrou-se.Os homenageados do projeto foram: Mário Ficarelli, Eduardo Escalante, Ricardo Tacuchian, Maria Helena Rosa Fernandes, Ernst Mahle, Raul do Valle, Edmundo Villani-Cortês, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes e Ailton Scobar. Os compositores Osvaldo Lacerda e Almeida Prado receberam homenagem póstuma já que faleceram em 2011. O homenageado Edmundo Villani-Cortês também foi um dos premiados com o APCA de 2011, com o grande Prêmio da Crítica, na categoria Música Erudita.Os concertos tiveram regência da maestrina Simone Menezes e contaram com as presenças dos homenageados. Estão disponibilizados no site do CIDDIC (http://www.unicamp.br/ciddic), as gravações das apresentações, realizada pela RTV Unicamp.
Panorama da Música Brasileira - Gilberto Mendes e Aylton Escobar

Panorama da Música Brasileira - Tacuchian e Maria Helena

b) Música no Museu encerra a temporada 2011 com um concerto de Natal no Museu da Favela (Pavão-Pavãozinho). Foram mais de 400 , de norte a sul do país com ênfase nas cidades históricas de Minas Gerais e, naturalmente, no Rio de Janeiro, onde se concentraram 90% dos seus eventos. Com isto, consolida o título de a maior Série de música clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Seus números são impressionantes, ocupando cerca de 2.500 musicos/ano, além de uma vertente internacional levando músicos e a musica brasileira para o exterior, um publico de 350.000 pessoas nestes 14 anos, sendo 50.000 só em 2011 e uma mídia espontânea de milhares de registros em todos os veículos do Brasil, rádios, TVs, jornais, revistas, internet e até do exterior, com destaques para matérias no New York Times, entre outras. Projeto premiado, recebeu inúmeros prêmios e honrarias nacionais (Ordem do Merito Cultural, Golfinho de Ouro, Embaixador do Rio, Urbanidades, do IAB, etc) e internacionais (Cultura Viva da Unesco, Latin American Awards 2011 ) e que gerou a monografia de Marie Hoffman, da Humboldt-Universität zu Berlin Philosophische Fakultät III sobre as atividades do projeto.
Museu da Favela (Pavão-Pavãozinho) Solar Menino de Luz (Estrada Saint Roman, 136).Dia 21/12 às 18 horas Coral Abstrasom Programa: Clássicos de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário