sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LONGE? UM LUGAR QUE NÃO MAIS EXISTE

Há 35 anos, o grande humanista norte-americano Richard Bach, que se imortalizou com a história de Fernão Capelo Gaivota, lançava o livro" Longe é um lugar que não existe".

O escritor é um visionário das potencialidades do ser humano e acredita que a verdadeira comunicação depende da dedicação e do empenho que geram resultados inesperados e grandiosos quando se envolve confiança e paixão. E que isto não depende de tempo e espaço.

Hoje com a internet e especialmente com as redes sociais, o mundo está unificado e aproximado muito mais pelas afinidades que pelo espaço geográfico. Um garoto na China que gosta de Villa Lobos vai se aproximar de um professor brasileiro e com ele ter uma amizade e intercâmbio muito mais intensos que com um mestre de música oriental, por exemplo.

O ano de 2011 vai ficar marcado pelos protestos da chamada Primavera Árabe e que também influenciaram a queda de outros ditadores pelo mundo e mobilizou mentes e corações de diversas línguas no planeta em apoio e solidariedade aos povos oprimidos. O ano marca também a memória de Steve Jobs, que com suas criações, foi capaz de unir jovens em todo o mundo, em que a língua e a cultura diversas nunca foram problemas.

O cacique Almir, da aldeia Suruí foi eleito pela Fox Company um dos homens mais criativos do mundo, porque embora não saiba manipular o computador, entendeu o valor da tecnologia e colocou a selva brasileira em contato com pessoas idealistas em todo o globo numa parceria com o Google. Ele quer salvar a cultura de seu povo e os benefícios que a selva traz para o mundo. E os idealistas, a maioria dos quais nunca esteve pessoalmente com ele, quer colaborar com ações e recursos financeiros para que o projeto do cacique seja ampliado.

Por fim, a Revista Time deu o título de Personalidade de 2011 aos jovens que se mobilizam pelas redes sociais para que o mundo se torne um lugar melhor para todos. Através de ações ambientais, políticas e culturais. Os grandes jornais e revistas do país tem hoje o leitor como um colaborador ativo e estimula sua interferência e críticas que melhorem a qualidade da sua comunicação.

A distância geográfica é hoje um mito do passado e as informações circulam nas mãos e mentes daqueles que enxergam o novo mundo que já começou!

Assim, a expressão de nossas ações e pensamentos depende do quando visualizamos deste novo mundo e do quanto acreditamos que longe é um lugar que nunca mais vai existir...

Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário