sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FESTIVAL VOA VIOLA

O VOA VIOLA é um projeto nacional que visa mostrar ao nosso país a força, a variedade e o alcance que a viola tem em diferentes segmentos da música brasileira. O seu objetivo é mapear, valorizar e difundir o uso da viola no Brasil, com o desafio de trazer à luz as mais diferentes expressões do instrumento – do mestre violeiro, que preserva o uso da viola na cultura popular, transmitindo-a através de gerações, ao jovem músico que ousa experimentar novos vôos com o instrumento.
Na sua primeira edição, em 2010, o Festival VOA VIOLA levou, a quatro capitais brasileiras, violeiros selecionados e artistas convidados de todo o país. A seleção de trabalhos foi realizada por meio de edital, com a participação do público, que se manifestou e votou no portal do projeto. Puderam participar do edital, artistas de várias tendências musicais, desde que a viola fosse o instrumento de destaque em sua expressão artística.
A diversidade marcou a primeira edição do VOA VIOLA. O resultado do festival apresentou diferentes tipos de viola – caipira, de cocho, de fandango, de buriti e machete – e assinalou várias tendências de uso do instrumento.
O projeto VOA VIOLA 2011/2012 irá dar continuidade ao Festival Nacional de Viola e à mobilização criada com os violeiros. Na segunda edição, preservamos a estrutura básica do projeto, com a escolha pela Comissão de Seleção de 24 artistas para comporem o panorama atual da viola no Brasil e a participação do público na escolha dos 12 artistas que irão se apresentar nos quatro shows nacionais, em novas capitais.
O projeto é realizado com o patrocínio exclusivo da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
O PORTAL
O portal VOA VIOLA é o ambiente onde os violeiros, artistas, pesquisadores, jornalistas, produtores e o público se encontram para falar e conhecer mais sobre viola. Esse é o espaço para discutir, trocar opiniões, ouvir música, conhecer novos violeiros e participar da seleção dos artistas inscritos para o Festival VOA VIOLA. É no Portal que o Festival acontece, por meio da participação de todos no Prosa Geral, fóruns e durante a seleção dos 12 artistas que irão compor os shows.
O portal também disponibiliza conteúdo sobre a viola, causos, fotos, vídeos, além de informações sobre os músicos e grupos que fazem música utilizando a viola. Criando um perfil, o usuário participa, troca informações, faz perguntas, exibe seu conteúdo e indica os violeiros que quer assistir nos shows.
O público também poderá acompanhar a transmissão ao vivo dos shows do Festival por meio do portal.
O VOA VIOLA quer aproximar toda a comunidade violeira, fomentar carreiras, ampliar o público e estimular a troca de informações sobre a viola, tornando-a ainda mais popular. O projeto ganha força e dimensão com a participação de todos – juntos pela viola.


FALE CONOSCO
Em caso de dúvida sobre o festival ou o edital, por favor enviar email para:
festival@voaviola.com.br
Em caso de suporte técnico e dúvidas sobre a rede social, por favor enviar email para:
site@voaviola.com.br
Tudo sobre o Festival:
www.voaviola.com.br

Um comentário:

  1. Aí violeiros
    instrumentos a postos e boa sorte a todos

    Liminha/PR

    ResponderExcluir