sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ARVO PÄRT E OSESP






A OSESP ( Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) trabalhou em 2010 com obras de Arvo Pärt, tendo este diferenciado autor como compositor transversal para peças corais e orquestrais. Parte deste trabalho está no site da Fundação OSESP para download gratuito.

Conheça um pouco sobre Arvo Pärt:
Arvo Pärt nasceu em Paide, Estônia, em 11 de Setembro de 1935. Pärt trabalha com um estilo minimalista que emprega a técnica de "tintinnabuli" (do latim, pequenos sinos) e repetições hipnóticas.
Problemas constantes com oficiais soviéticos o levaram a imigrar em 1980 com sua esposa e seus dois filhos. Pärt morou inicialmente em Viena, na Áustria, onde recebeu a cidadania austríaca e, em seguida, mudou-se para Berlim, na Alemanha, porém, por volta dos anos 2000, voltou à Estônia, e hoje vive na capital, Talin.
Em 1944 Arvo Pärt viu a ocupação da Estônia pela União Soviética, ocupação que duraria 50 anos, e que deixou profundas impressões sobre ele.
É dele a composição que Jean-Luc Godard utilizou no curta Dans le noir du temps, — Spiegel im Spiegel, a qual foi também usada em inúmeras produções cinematográficas e televisivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário