segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2011: FANY SOLTER, 70 ANOS






Nascida em Ilhéus, Bahia, Fany Solter fez seus primeiros estudos no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e nos Seminários da Pró-Arte com Homero Magalhães. Aperfeiçoou-se na Alemanha sob a orientação do pianista Caarl Seeman, diplomando-se pela Escola Superior de Música de Freiburg.
Premiada em vários concursos internacionais, como o de Munique (Alemanha) e Vercelli (Itália), desenvolve intensa atividade como solista e camerista em vários países da Europa. Foi solista da Orquestra Sinfônica de Praga, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra da Rádio da Baviera, da Israel Camerata de Jerusalém, Orequestra Filarmônica Polonesa com regentes como Kurt Masur, Eleazar de Carvalho, Lígia Amadio, Lukas Foss, Avner Biron, Vaclav Smetacek, Werner Stiefel, Kurt Redel, Wojtek Rajsky entre outros.
Fany Solter exerce atividades múltiplas no setor cultural alemão. De 1984 até setembro de 2001 foi Reitora da Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), onde é catedátrica de piano desde 1976. Foi a primeira mulher a ser eleita para esse cargo na Alemanha, e até hoje a única estrangeira a ocupar tão alta posição. Faz parte do diretório de várias instituições estaduais e municipais, além de fundações como o Conselho Cultural de Karlsruhe, o “Centro de Artes e Mídia”, a Fundação de Música do Banco do Estado de Baden-Württemberg e várias outras. Além disso é Senadora Honoris Causa da Universidade Técnica de Karlsruhe e recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Faculdade de Filosofia da Universidade Fredericiana de Karlsruhe.
O governo brasileiro condecorou Fany Solter com a “Medalha Villa-Lobos” pelos grandes serviços prestados à música brasileira na Europa. No ano de 1994 recebeu do governo alemão a “Gran Cruz do Mérito”, a mais alta condecoração daquele país.
Apresentou-se em recitais e master classes no Japão, Israel, Rússia, Polônia, Itália, Espanha, Argentina e Brasil. Nos últimos anos foi membro do júri dos concursos internacionais de piano em Genebra, Bruxelas, Luxemburgo, Valência e Tóquio. Grava regularmente para as rádios alemãs de Stuttgart, Berlim e Colônia, entre outras, além de suas gravações de CDs incluindo a obra completa de música de câmara de Chopin.

Um comentário: