quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Agência Brasil vence Prêmio Abdias Nascimento categoria internet com o especial Dia da Consciência Negra

Da Agência Brasil

Brasília – O especial Dia da Consciência Negra, publicado em novembro do ano passado pela Agência Brasil (ABr), conquistou em 7/11 a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, concedido a reportagens sobre temas relacionados à população negra. O anúncio ocorreu no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A Agência Brasil concorreu na categoria internet. O especial da ABr, produzido pelos repórteres Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa, Vladimir Platonow e Wellton Máximo, foi publicado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Na categoria televisão, venceu a TV Educativa de Alagoas, que integra a Rede Pública de Televisão, com a reportagem Quilombola, da jornalista Vera Valério.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também concorreu, na categoria televisão, com a reportagem Grupo Teatral Caixa Preta, da TV Brasil; e na categoria rádio, com a série Gênero e Igualdade Racial, da jornalista Mara Régia.

O prêmio foi criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento. É uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário