quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mês da consciência negra em Londrina



Para a gestora municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Fátima Beraldo, “o objetivo da comemoração da consciência negra é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, além de fortalecer as atividades já realizadas durante o ano”.

O mês da conciência negra começou com solenidade oficial em Londrina:
A gestora pública de Igualdade Racial, Fátima Beraldo lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o ano de 2011 como “Ano Internacional dos Afro-descendentes” e o governo federal lançou a campanha nacional “Igualdade Racial é pra valer”, sendo que estas campanhas serviram de base para a organização dos eventos. A comemoração da consciência negra, deste ano, contará com apresentações culturais, palestras e jantar dançante.

O jantar dançante acontece já no sábado (05), às 21h, na Associação Recreativa Operária de Londrina (AROL). O valor do ingresso é de R$ 10,00.

Já na próxima quinta-feira (17), será realizado o seminário “Londrina e a Inclusão Social: 10 anos pós Durban”. A palestra acontece às 19h e será ministrada por Nei Lopes, no anfiteatro maior do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “O seminário é voltado para as comunidades de terreiro e de religiões de matriz africana”, lembra a gestora pública de Igualdade Racial.

Na sexta-feira (18), está prevista a palestra “O papel das comunidades tradicionais no contexto contemporâneo”, com o pesquisador Severino Lepê Correia, das 14h às 18h. Os participantes das palestras terão direito a certificados expedidos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para comemorar a véspera e o dia da consciência negra (19 e 20 de novembro) haverá o show “Londrina celebra Zumbi”, no Museu de Arte de Londrina. O evento conta com exposições de artesanatos, de cultura e atrações gastronômicas. A entrada é gratuita para quem quiser participar. Fátima Beraldo ressalta que “o show contará com apresentações de artistas locais valorizando a cultura negra de raiz”. A expectativa é que mais de três mil pessoas participem da comemoração.

Em dezembro

No dia 01 de dezembro, às 19h, a Prefeitura e o movimento negro vão homenagear o professor Abdias do Nascimento com lançamento de cartão telefônico pela Sercomtel. No mesmo dia haverá a premiação dos vencedores do “Prêmio Saberes da Diversidade”. O local ainda não foi definido.
No mês de dezembro também será realizada a formatura das Promotoras Legais Populares (PLPs) às 20h do dia 03. Já às 22h haverá a segunda edição do show “Londrina celebra o samba” ao custo de R$ 5,00.

20 de novembro

Londrina é a única cidade do sul que comemora o 20 de Novembro, Feriado da Consciência Negra. É o segundo ano que a data é comemorada. Ela foi sancionada no dia 10 de dezembro de 2009, pelo prefeito Barbosa Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário