quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Performance

Inscrições para o projetoPerformance 2012 do CIDDIC/UNICAMP terminam em novembro.

EDITAL

1. Objetivos:
Dentre as diretrizes de trabalho da Orquestra Sinfônica da Unicamp em sua nova fase, destacamos o nosso papel de atuar não só como uma Orquestra Sinfônica tradicional, mas dedicarmos parte da temporada anual para a missão de atuar como um laboratório formado por um corpo de técnicos musicais a serviço da pesquisa em performance em arte, para este fim o CIDDIC lança o projeto PERFORMANCE.
Este projeto visa, criar convênios com projetos no Brasil e exterior que tenham seu foco na pesquisa ligada a performance musical (solistas, compositores e regentes) e cujo objeto final de pesquisa seja a produção musical de um concerto que necessite uma Orquestra Sinfônica para sua realização.
O presente projeto visa estabelecer uma parceria com o pesquisador para que este tenha a sua disposição uma Orquestra Sinfônica como laboratório para pesquisa em música.
2. Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).
Serão selecionados até 6 projetos de mérito destacado para estabelecer parceria com o CIDDIC no uso do Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU
O laboratório será formada por um corpo de Orquestra Sinfônica Clássica formado por: 2 flautas e/ou flautim, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trombones, 1 tuba, cordas (6.6.4.4.2) e 2 percussionistas, 1 regente, 1 arquivista, sala de ensaio Almeida Prado (155 metros quadrados, à rua Alberto Sayão, sem número, campus Unicamp) e sala de concerto a ser definida. O pesquisador poderá propor o uso de todo o laboratório ou parte dele (orquestra de cordas, formações menores, entre outros).
O laboratório OSU estará a disposição para os 6 projetos aprovados durante 6 a 8 serviços (ensaios/trabalhos/ gravações e/ou masterclasses) no período do ano de 2012 a ser definido pelo próprio CIDDIC.
O pesquisador poderá filmar/gravar o trabalho e caberá a ele a responsabilidade sobre as partituras e sobre os direitos autorais. A elaboração de material de divulgação (folder, cartaz, programa de concerto) ficará por conta do CIDDIC.
Não há ajuda financeira para os projetos, entretanto até 2 projetos dos 6 selecionados poderão receber uma ajuda extra de até 5000,00R$ para custos não cobertos estadia e produção especifica (aluguel de equipamentos de luz, som, estúdio, teatro, entre outros).

3. Inscrições:
3.1. Poderão se candidatar pesquisadores que estejam atuando como pesquisador em um projeto ligado a performance musical (solista, compositor, regente) em alguma universidade brasileira ou estrangeira que necessite de um corpo orquestral para sua realização final.
3.2. O prazo de inscrição será entre 20 de setembro e 20 de novembro.
3.3. O candidato deverá enviar ao CIDDIC o seguinte material:
- Resumo do Projeto de Pesquisa incluindo cópia da partitura e informações detalhadas sobre a produção necessária (adequada as descrições acima do Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp).
- Cópia do Lattes,
- Breve biografia de 10 linhas times new roman incluindo contatos pessoais
- Cópia da partitura a ser executada (grade e se possível partes).
- Carta de recomendação do orientador (caso haja)
4. Seleção:
4.1. Os projetos serão julgados por uma comissão formada por uma banca formada pela Direção do Ciddic, 2 pesquisadores e Regente (técnico responsável).
4.2. Os critérios de escolha do projeto serão baseados em: qualidade e relevância do projeto, adequação às diretrizes do CIDDIC, adequação às características do laboratório e ineditismo.
4.3. Os projetos selecionados serão comunicados até 20 de janeiro para firmar as parcerias visando a realização em data a ser proposta pelo CIDDIC-UNICAMP durante o período letivo de 2012.
4.4. Os projetos selecionados serão informados até março de 2012 sobre sua realização.
5. Contato:
email: cdmusica@unicamp.br
endereço:
Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural – CIDDIC
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Biblioteca Central - Piso Térreo
Rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 421 -Barão Geraldo
CEP 13083-859 Campinas, SP
Fone: 19 - 35216734

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO
Direção: Profa. Denise Hortência Lopes Garcia
Compositora paulista, professora do Instituto de Artes da Unicamp. Bacharel em Música pela USP, Mestre em Artes pela Unicamp e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estudos de especialização em composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ. É bolsista de produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2010. Como compositora trabalhou em pesquisas interdisciplinares junto ao LUME/UNICAMP, tendo composto música para importantes produções teatrais desse Núcleo, assim como junto a projetos do Departamento de Dança da Unicamp. Nos anos 90 desenvolveu trabalhos na área da música eletroacústica. Tem dois Cds solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas. Nos últimos anos tem composto também obras para Orquestras Sinfônicas. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Assumiu a Direção do CIDDIC no segundo semestre de 2010.
Coordenação técnica: Simone Menezes, regente OSU
Maestrina brasileira, formada pela Unicamp e Master pela École de Musique de Paris. Estudou com os maestros John Neschling e Colin Metters (Royal Academy of Music em Londres). Iniciou sua carreira como maestrina assistente da Orquestra Sinfônica da USP, realizou especialização única voltada à área de regência em música contemporânea como residente junto ao Ensemble Multilaterale em Paris. Atuou como regente convidada junto a orquestras e ensembles na França, Portugal, República Tcheca e Russia. Retornou ao Brasil em 2009 para realizar o projeto Novos Universos Sonoros envolvendo músicos e intérpretes ligados a 8 universidades brasileiras patrocinado pela Petrobrás, em 2010 assumiu a direção da Orquestra Sinfônica da Unicamp e na temporada de 2011 dirigirá diversas orquestras, entre elas destaca-se a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo dirigindo a première brasileira de 5 obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário