quarta-feira, 21 de setembro de 2011

WADE WAINER



Wade Mainer, um pioneiro da música country que é creditado por ter inventado o estilo de tocar banjo com dois dedos que abriu o caminho para a era do bluegrass, morreu aos 104 anos.

Mainer morreu na segunda-feira (12/9) em sua casa na cidade de Flint Township, a 60 milhas de Detroit, de acordo com informações enviadas pelo local onde seu funeral deve acontecer.

Com seu irmão J.E. Mainer, ele foi membro do Mountaineers, um das duplas de irmãos mais populares dos anos 30. Ele fez gravações para todas as grandes gravadoras da época, incluindo a RCA em 1935, e inventou um estilo de tocar banjo que pavimentou o que viria a ser a era do bluegrass.

"Wade Mainer é o último da velha guarda dos anos 20 e 30 a morrer. O Mountaineers era bem grande naquela época. Eles influenciaram Monroe Brothers, The Delmore Brothers, The Stanley Brothers, Flatt and Scruggs, Reno and Smiley e incontáveis outros grupos musicais do sul dos Estados Unidos", disse o artista de country e bluegrass Ricky Skaggs. "Meu pai os amava também, então ouvi muito dos Mountaineers em casa".

John Ramble, historiador do Hall da Fama e Museuu do Country em Nashville, disse que o estilo inventado por Mainer ajudou a tornar o banjo mais notável no começo do country. Ao usar dois dedos, em oposição ao declinante dedilhado do estilo "claw hammer", ele conseguiu ser mais melódico.

Nascido em Asheville, Mainer começou sua carreira musical nas montanhas da Carolina do Norte e, mais tarde, a redescobriu em uma cidade industrial de Michigan. Preocupado que a música country estivesse morrendo, ele deixou os palcos e o sul do país no começo dos anos 50 e se mudou para Flint para trabalhar na General Motors. Ele tocava apenas na igreja, mas eventualmente também parou, deixando o banjo embaixo de sua cama por quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário