segunda-feira, 1 de agosto de 2011



VIRADA SOCIAL
O que é?

A Virada Social é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O programa começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área. Em paralelo, vários representantes do poder público e sociedade civil se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Justificativa

O programa parte do pressuposto de que a questão da violência não deve ser resolvida somente com a repressão policial e que a inclusão social é importante instrumento de segurança pública.

Qual o objetivo?

Reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

Para quem se destina?

População (famílias e comunidade) de bairros e áreas em situação de alta vulnerabilidade social

Por onde a Virada Social já passou ?

A primeira ação do programa aconteceu em maio de 2007 no Jardim Elisa Maria, região da Brasilândia, na zona norte. Mais de 60 ações foram planejadas e executadas, como a inauguração de uma unidade de Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), construção de escola, instalação de base da polícia, embelezamento urbano, cursos profissionalizantes, entre outras. O resultado foi a redução nos índices de criminalidade da região.

Em junho de 2008, o Jardim Rio Claro, região de São Mateus, na zona leste de São Paulo, recebeu o projeto. Nos primeiros 48 dias de ação, a polícia vistoriou 14.120 veículos e registrou 112 ocorrências que resultaram em 86 prisões em flagrante e 21 processos de investigação. Paralelamente, articularam-se órgãos estaduais e municipais de diversas áreas e, após o levantamento do diagnóstico das necessidades da região, definiu com os demais parceiros cerca de 100 ações, como a construção de 13 escolas, ampliação da rede de água e da rede coletora de esgoto, construção da via Jacu-Pêssego Sul, reforma de unidades básicas de saúde, criação de um Centro de Referência e Atendimento ao Idoso, programas de qualificação profissional e convocação de 670 moradoras da região para Frente de Trabalho, entre outras.

Onde a Virada Social está atuando atualmente?

Desde fevereiro de 2009, o programa está em andamento no complexo Paraisópolis-Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. Para esta edição, será utilizado como base o Projeto de Urbanização da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) que já está em andamento e tem sido aprovado pela população. Estão previstas cerca de 130 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação e habitação

Links:

- Decreto nº 56.119, de 20 de agosto de 2010
Institui o Programa Virada Social e dá providências correlatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário