terça-feira, 2 de agosto de 2011

SUDÃO DO SUL



O mês de julho viu a oficialização de um novo país no continente africano:

Sudão do Sul ou Sudão Meridional (em árabe: جنوب السودان, transl. Janūb as-Sūdān), oficialmente República do Sudão Meridional ou República do Sudão do Sul (em árabe: اقلیم جنوب السودان) é um país encravado localizado no nordeste da África. Tem esse nome devido à localização geográfica, ao sul do Sudão.

O que é hoje o Sudão do Sul era parte do Sudão Anglo-Egípcio e tornou-se parte da República do Sudão, quando ocorreu a independência deste em 1956. Após a Primeira Guerra Civil Sudanesa, o sul do Sudão tornou-se uma região autônoma em 1972. Esta autonomia durou até 1983. A Segunda Guerra Civil Sudanesa desenvolvida anos depois, resultou novamente na autonomia da região, através do Tratado de Naivasha, assinado em 9 de janeiro de 2005 no Quênia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA/M). Em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um estado independente. Em 14 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um Estado membro das Nações Unidas (ONU). O país entrou para a União Africana em 28 de julho de 2011.
Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade, considerando a população estimada.Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade materna, o que faz do sistema de saúde do país o pior do mundo. Em termos de educação, boa parte das crianças não frequentam unidades escolares e há um alto índice de analfabetismo, chegando a 84 % entre as mulheres.

No Sudão do Sul se encontrma 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizadas sobretudo na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos. O petróleo corresponde hoje a 98% da receita do novo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário