sexta-feira, 5 de agosto de 2011


SAMBA, BLUES, ROCK, SAX CÔCO & OUTRAS LOUCURAS
“Seo Nelson”, 05/08 , a partir das 22 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, R$5,00
“Tire seu blues do armário e venha tocar/cantar no Cemitério”, 06/08, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, entrada franca

SEO NELOSON
é daquelas figuras carismáticas somente encontráveis nas madrugadas que, se não existisse a gente tinha que inventar. Onde ele vai, uma legião de admiradores vai atrás. Faço parte deste privilegiado grupo. Afinal, quem não há de gostar do velho e bom samba de raiz que o experiente músico aprecia fazer.

Antes de desembarcar o violão sete cordas e a família em Londrina, Seo Nelson se apresentou durante anos, décadas, no Maksoud Plaza, no coração de São Paulo-SP. Por aqui, já tocou em tudo quanto é lugar desta cidade. Teve uma época que ele e o percursionista Tinho Lemos, faziam um karaokê ao vivo no MPB Bar (RIP).

Imagina só, você poder subir ao palco e cantar acompanhado por dois músicos de tal quilate. Acredito que não deu muito certo porque, enquanto não havia interessados em soltar a voz no microfone, os dois ficavam fazendo música, enchendo o ambiente de harmonia, ritmo e melodia. Bemóis e sustenidos a flutuar pelas mesas.

Ninguém queria cantar. Queria mais ouvir a dupla e seus convidados. Então, algum tempo depois, Seo Nelson juntou os filhos ritmistas – Júnior e Nenê -, mais alguns amigos e fez seu grupo de samba. Nas sextas-feiras, ele mostra sua arte na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, reduto do blues, do rock, da poesia, do underground pé vermelho e, agora, do samba. Ziriguidum! A galera tem dançando feito gente grande ao som do Seo Nelson.

ONDE? VILA CULTURAL CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS
RUA JOÃO PESSOA, 103-A

Patrocínio da Vila: PROMIC
Mais informações: http://www.cemiteriodeautomoveisvilacult.zip.net/


TIRE SEU BLUES DO ARMÁRIO

Sábado à noite é aquela coisa, né? Tá todo mundo na rua, os carros de som ambulantes a plena potência o obrigam a ouvir tudo que você não gosta. Nestes tempos de pick-ups a mil, tem muito músico meio sem o que fazer nestas noites. Foi pensando nisso que a Vila Cultural Cemitério de Automóveis se dispôs a criar um dia de encontro musical.

Parceira nesta aventura, a garotada da Mad Dogs, grupo que surfa em várias ondas sonoras do blues e do rock, instala as caixas de som e os microfones, abre a noite e se reveza nos instrumentos. Bigato começa na guitarra, vai pro baixo e pra bateria. Pimpão chega mais tarde, toca guitarra, depois bateria.

Abrindo a hora e a vez dos que não são da Mad Dogs, Pedro Potumati, guitarrista do rock, encara a bateria. Leandro pega a guitarra, fica tão envolvido com a música que despenca do palco, feito Charles Chaplin em “Luzes da Ribalta”, se enrola nos fios, bate as costas no chão, mas não solta o instrumento. Algum tempo depois, refeito do susto, volta pra mais uma músicas.

Lá pelas tantas Anderson Craveiro, professor universitário, cineasta e saxofonista côco – não, você não leu errado, é isso mesmo, ele toca sax côco -, entra na banda e faz solos incríveis com o instrumento pouco conhecido. Há momentos que tem mais gente no palco do que na platéia.
Entre um improviso e outro as atrizes Morgana e Monalisa Chicarelli declamam e cantam poesias de Mário Bortolotto e outros poetas locais. Este escriba declama Baratas alone de Márcio Américo e acompanha Morgana na leitura de Eu caminhava assim tão distraído de Maurício Arruda Mendonça. Nádia Val toma coragem e algumas cervejas e canta Should I Stay or Should I Go - The Clash.

Antes, Rodrigo Garcia Lopes empunhar a guitarra e espargira versos de sua própria lira e de outros poetas. No meio da madruga, começa a chegar gente que estava em outro bar e ficou sabendo que a música tava demais, a cerveja tava barata e ainda podia tocar e cantar. Foi assim a noite inteira. Até a última garrafa. Até que o último acorde, dissonante ou não, fosse executado. Até que o corpo estivesse leve, como só a música é capaz de deixá-lo.

Sábado, 06 de agosto. Se você é músico e está sem lugar pra tocar, venha fazer música no Cemitério de Automóveis. O encontro de estilos, escolas e influências é muito divertido. É legal pra cara...mba. Essa é a idéia: tire seu blues, isto é sua música, do armário e mostre-o na Vila Cultural.

Mario Fragoso
jornalista, ator, barman...
Informações: 9904-8045 (Mario Fragoso)
3344-5998

Nenhum comentário:

Postar um comentário