segunda-feira, 22 de agosto de 2011


MUNDO CINEMA

a) A primeira dica é a Coleção Cine Europeu que a Folha de São Paulo está colocando nas bancas desde 7 de agosto.

Obras primas de Fellini, Bertolucci, Wenders, Tornatore, Bergman, Godard, Malle, Saura, Renoir, Pasolini, Visconti, Truffaut e o Mestre do suspense Hitchcock ( com A dama oculta) até 15/1/2012.

A preço popular, podem também ser adquiridos em: www.folha.com.br/cineeuropeu

b) O Diretor Cao Guimarães está apresentando o filme" Ex Isto", obra de longa metragem baseado na hermética literatura O Catatau, de Paulo Leminski ( 1944/1989). No livro, o filósofo francês René Descartes embarca na expedição do holandês Maurício de Nassau ao Brasil e, aqui, enlouquece com a exuberância tropical e com os efeitos de uma erva que turva seu projeto de fundar um racionalismo desconfiado da percepção sensível.

c) Assista o curta metragem” Quando eu morrer, quem vai chorar por mim?”, com direção de Wilson Inácio e atuação de Michele Florêncio, Valdir Rodrigues e Salete Dardengo, no www.youtube.com Digite o nome do filme e assista.

d) Os principais Festivais de Cinema no Brasil:

Cine Ceará

Festival de Brasília

Festival de Gramado

Festival de Paulínia.

Enquanto os demais captam na Lei Rouanet e cobram ingressos, o de Paulínia é gratuito e não tem recursos da Lei Federal do Ministério da Cultura. Paulínia tem se mostrado um referencial pólo cinematográfico e com visão de cultura empreendedora.

e) Inscrições de curta metragem para concorrer na Mostra Londrina de Cinema:

www.mostralondrina.com

f) Participe: www.premiogrpcomdecriacao.com.br

Boas idéias = grandes resultados

g) Boas críticas e análise apurada do cinema mundial, na coluna O Cinéfilo Fiel, de Carlos Eduardo Lourenço Jorge:

www.jornaldelondrina.com.br

e-mail do jornalista e crítico de cinema: celj@sercomtel.com.br

h) Diversão e dicas garantidas, com participação do público é no Programa Entretendo, da Tv Tarobá Londrina ( Band), com Rafael Arruda: www.taroba.com.br/entretendo

i) Documentários sobre política, arte, cultura, educação e história brasileira e latino-americana, no site do Senado:

www.senado.gov.br ( link televisão)

j) As trilhas que fez para longas metragens ( como Cidade Oculta e O olho mágico do amor), os prêmios recebidos e a vanguarda paulista, sua amizade com Itamar Assunpção são temas que o cantor e compositor Arrigo Barnabé aborda no programa Ensaio que gravou para a TV Cultura.

www.tvcultura.com.br

l) Premiada com a menção honrosa no 13º Festival É tudo Verdade, a diretora paulistana Carla Gallo, está divulgando o ainda inédito" Assim é, se lhe parece" documentário sobre o consagrado artista plástico Nelson Leirner e também uma retrospectiva de seu trabalho: Tom Zé ( 2000) e O aborto dos Outros ( 2008). Recentemente passou por Londrina e além dos filmes, participou de bate papo com o público.

m) O livro" Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil" aborda o cinema nacional entre o fim do século 19 e o começo dos anos 1930, com seus temas e o silêncio das telas. Organizado por Samuel Paiva e Sheila Schvarzman, reúne 14 ensaios críticos sobre o cinema da época e é publicado pela Azougue Editorial, com 312 páginas, ao preço de R$ 42,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário