segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MAESTRO JORGE ANTUNES: POLÊMICA E MODERNIDADE

Esse é o título do documentário do cineasta Carlos Del Pino, feito para o DocTV, que vai ao ar na TV CULTURA na próxima semana.

Exibições: quinta-feira, 11 de agosto, às 23h45, e sábado, 13 de agosto, às 19h00
O filme, que tem 54 minutos de duração, é de 2005 e narra a saga do compositor brasileiro Jorge Antunes, que foi o precursor da música eletrônica no Brasil em 1961 e que é considerado um dos principais nomes da música erudita moderna do país.

Durante o regime militar, enquanto titular do Curso de Composição Musical da UnB, Jorge Antunes desenvolveu intensa atividade cultural e política em Brasília junto a movimentos populares e intelectuais pela redemocratização. Foi com a Sinfonia das Buzinas e o polêmico Hino Nacional Alternativo que ele pôde levar sua arte às ruas.

É nesse contexto de criação, arte e política que o documentário se desenvolve. O filme conta a história deste grande músico através de narrações próprias, onde Antunes fala de seu passado, de suas reações, do ativismo político, memórias e esquecimentos. A dimensão de sua obra poderá ser compreendida de forma mais abrangente, uma vez que o documentário apresenta, junto aos fatos, os posicionamentos, os conceitos e as idéias que norteiam o artista.

A consagração internacional do maestro é ilustrada com trechos de seus concertos na França, na Polônia e em Israel, regendo as orquestras locais, e é atestada por depoimentos de algumas personalidades do mundo artístico tais como: Iannis Xenakis, Edino Krieger, Vicente Salles, Reynaldo Jardim, TT Catalão, Gerson Valle, Ricardo Tacuchian, Henrique Morelembaum.

TV CULTURA São Paulo
Quinta-feira, 11 de agosto, às 23h45
Sábado, 13 de agosto, às 19h00
Direção: Carlos Del Pino
Ano: 2005
País: Brasil
Duração: 54 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário