segunda-feira, 29 de agosto de 2011



Chaves, o Cult

El Chavo del Ocho ou El Chavo (conhecido no Brasil como Chaves) é uma série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños e exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e 12 de janeiro de 1992. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves (Chavo, no original), um garoto órfão humilde que mora dentro de um barril, e dos outros moradores de uma vila suburbana fictícia.

A série estreou em 20 de junho de 1971 como um esquete do Programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em 1972, o canal transformou-se na atual Televisa e o programa se tornou uma série semanal com duração de meia hora, formato mantido até seu encerramento, em 12 de janeiro de 1992.

A frequente ocorrência de expressões idiomáticas mexicanas tornou El Chavo muito difícil de traduzir para outras línguas, exceto para o português, que é muito similar ao espanhol. A música-tema da série, "The Elephant Never Forgets", versão lúdica da As Ruínas de Atenas, de Beethoven, foi composta por Jean-Jacques Perrey em 1967 e Gershon Kingsley, que são pioneiros no campo da música eletrônica. No Brasil, a música-tema é a canção "Aí vem o Chaves".

El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil, a série ainda é muito popular e tem desenvolvido um grande seguimento cult pela Geração Y.No Brasil é exibida pelo SBT desde 1984, e começou a ser exibida pelo Cartoon Network desde novembro de 2010.

Em 2011, o programa completou 40 anos ininterruptos de exibição na televisão. No mês de julho do mesmo ano, a série ganhou uma homenagem no Festival SBT 30 Anos, onde foi desvendado o mistério dos famosos "episódios perdidos", que não foram exibidos por falhas técnicas nas fitas, o que deixou os fãs na expectativa de que a emissora os remasterizasse e os apresentasse na programação. Após a exibição do especial, a diretora artística do canal, Daniela Beyruti, avisou pela rede social Twitter que o SBT iria requerer à Televisa os "episódios perdidos" do programa. No dia 6 de julho de 2011, a direção do SBT, através do telejornal SBT Brasil, confirmou oficialmente que os episódios perdidos serão exibidos a partir do mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário