terça-feira, 12 de julho de 2011

uma noite na ópera



Uma noite na ópera

A abertura de um dos mais importantes festivais de música do país foi marcante: houve a presença da técnica, da emoção e do ritual que se espera de um grande evento.

Autoridades foram nominadas, parceiros e representantes do Festival de Música de Londrina falaram e marcou muito as falas de Marco Antônio Almeida ( diretor artístico ) e de Paulo Viapiana ( Secretário de Cultura do Paraná).

O pianista Marco Antônio destacou as características do FML e um dado a entrar para a história do evento: mais de 60% dos 1.075 alunos foram isentos de pagar os mais variados cursos da grade pedagógica.

Representando o Governador do Paraná ( Beto Richa), o Secretário de Cultura apresentou boas perspectivas à sociedade no que concerne ao acesso cultural e ao apoio à cultura de todo o Estado.

E a noite, enfim começou...

Uma noite de ópera...

A noite da ópera!

Aberturas, trechos sinfônicos e árias de Rigoletto ( Verdi); Madame Butterfly ( Puccini); Carmen ( Bizet ); La Traviatta ( Verdi ) e Cavalleria Rusticana ( Mascagni ) foram interpretados por um Maestro descontraído, refinado e que emprestou segurança e clareza à Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. E que alias, esteve ótima!

Há que destacar a interpretação de Kalinga Damiani ( soprano ), Miguel Geraldi ( tenor ), Ariadne Oliveira ( mezzo-soprano ) e Cláudio di Biaggi ( barítono ).

A participação da Academia Michel Cassin Cia de Dança Flamenca e do Coro Votorantim deram as características musicais e cênicas necessárias.

Foi noite memorável para ficar na história do Teatro Ouro Verde e do FML, que acaba de completar 31 anos.

Mas o Festival apenas começou e traz muitas novidades e grupos consolidados na prática da música de câmara e de concerto.

O Maestro descontraído e competente que roubou a cena?

O excelente japonês Daisuke Soga!

E viva o festival, o festival de todas as músicas!


Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário