segunda-feira, 18 de julho de 2011

MUNDO ERUDITO

a) O Projeto “Clássicos do Domingo” do Centro Cultural São Paulo apresenta em parceria com a “X Mostra de Cordas Dedilhadas”.

Local:Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro no.1000

Sala Jardel Filho

São Paulo – Entrada Franca

Programação

Jovem violonista vencedor do Concurso Internacional de Guitarra Jose Tomas (Vila de Petrer – Espanha) realiza sua primeira turnê no Brasil. No programa obras de J.Rodrigo, J.Turina. A. Barrios entre outros.

- DIA 31 DE JULHO ÀS 11H30 – ENTRADA FRANCA

DUO “PIANO & VIOLÃO”

Formado pelos músicos William Labecca (piano) e Rafael Altro (violão) o duo tem apresentado em seus recitais um programa com obras de compositores de diversos estilos e gêneros musicais. Para essa participação apresentarão obras de H.Pascoal, M.de Falla e Rafael Altro.

BRUNO SOARES

Jovem violonista vencedor do IV Concurso de Violão Eustáquio Grilo (DF). Apresenta no programa D.Aguado, R.Dyens, Carlos Cruz e Marcelo Rauta.

b) Mostra de Música Contemporânea acontece em julho, no Teatro Guarany

Sucesso de crítica e público no ano passado, a Mostra da Música Contemporânea (MuC) ocupará o Teatro Guarany, em Santos, nos dias 15 de julho, 05 de agosto e 14 de outubro, sempre às 20h. Com o tema “A música do século XXI”, o evento inclui, em seu repertório, composições de Gilberto Mendes, Almeida Prado e Roberto Martins.

A Mostra vem sendo comparada e até confundida com o Festival Música Nova. O pianista e professor Antonio Eduardo, idealizador do evento, considera a MuC um complemento do Festival. E afirma: “Nós podemos muito bem ter o papel de formar um público e integrá-lo à estética proposta pelo Música Nova, que é um patrimônio cultural da cidade”.

A MuC vem ganhando força porque visa a formação de um público diferenciado para concertos, realizando parceria com estudantes de música. Antonio lembra que é preciso criar oportunidades para que os jovens permaneçam na região, e a arte é um destes vetores. “Quero também enfatizar o aspecto pedagógico importante para que assim possamos informar não apenas músicos, mas, principalmente, formar público”.

Artistas convidados: Adriana Bernardes (soprano), Cibele Palopoli, Edson Santos (bailarino), José Simonian (flauta), Gustavo Fiel (piano), Mireille Gleizes, Sandra Alves (bailarina) e Thiago Abdalla (violão).

A curadoria da MuC é do pianista Antonio Eduardo e Marli Nunes. O apoio, da Secretaria de Cultura de Santos e do Instituto Artefato Cultural.

Todas as entradas são francas. O Teatro Guarany fica no Centro Histórico de Santos, Praça dos Andradas, s/nº. Programação completa no link: www.muc2011.artefatocultural.com.br.

c) Dia 11 de julho, segunda-feira, às 21h, aconteceu a cerimônia de entrega do XIV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita na Sala São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência do maestro Carlos Moreno e os solistas Niza de Castro Tank (soprano) e Rodrigo Esteves (barítono).

Veja os premiados em: www.premiocarlosgomes.com.br

Programa de concerto da cerimônia:

. Fosca de Carlos Gomes – Abertura

. Canção do Sentir de Carlos Moreno

. Colombo de Carlos Gomes - Vitoria

. Macbeth de Verdi - Pietà rispetto amore

. Abertura Vitória de Carlos Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário