segunda-feira, 4 de julho de 2011

A inconfundível personalidade de Itamar Franco







Itamar Franco (1930/2011) junto com o ser político foi uma personalidade da vida brasileira.

O Ex-presidente é também um símbolo que deu força e dignidade ao cargo num dos piores momentos da vida republicana no Brasil e ao longo de sua vida política, questionou aliados, adversários e o próprio comportamento da vida nacional, para ficar ao lado dos interesses do país.

O Senador, eleito pela terceira vez por Minas Gerais só veio a reivindicar a paternidade do plano real mais recentemente e ainda o fez dividindo-a com Fernando Henrique Cardoso.

Foram 2 anos no mais alto cargo do país, mas que trouxe a estabilidade institucional e econômica que os brasileiros por tanto esperaram.

Os depoimentos após sua morte, sábado, dia 2 de julho, foram muitos e dos mais diversos líderes políticos, mas o que mais me surpreendeu foi o do Ex-presidente Fernando Collor. Itamar foi eleito seu vice em 1989 e depois empossado, após a renúncia de Collor, em 1992.

Collor destacou a honestidade, o companheirismo e o estadista Itamar Franco.

O fato é que: polêmico, sincero, provocador, de personalidade impar e com fama de instável, Itamar Franco saiu da presidência com mais de 80% de aprovação e fez de Fernando Henrique Cardoso seu sucessor.




Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário