quarta-feira, 29 de junho de 2011

Paulo Renato de Souza




A educação perdeu neste final de semana, Paulo Renato Souza. O ex-reitor da Unicamp e ex-ministro da Educação, idealizador do Enem e do Fundef, faleceu na noite deste sábado(25/6), vítima de infarto fulminante em São Roque, interior do Estado.

"Trata-se de uma perda muito grande para a área de Educação no Brasil", lamentou o reitor da Unicamp, Fernando Costa. Segundo ele, Paulo Renato teve atuação de destaque na institucionalização da Universidade bem como para toda a área de Educação no País. "Além disso, desempenhou papel fundamental no processo de autonomia financeira e de gestão das três universidades estaduais paulistas", completou o reitor.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Renato Costa Souza assumiu a reitoria da Unicamp em 1986, permanecendo quatro anos à frente da Universidade. Em sua gestão foram criadas as pró-reitorias de Graduação, de Pesquisa, de Extensão e Assuntos Comunitários, de Desenvolvimento Universitário e de Pós-Graduação. Ainda na área administrativa, o Conselho Universitário (Consu) substituiu o Conselho Diretor como órgão máximo da Universidade, que assim completou o seu processo de reforma institucional.

Foram inaugurados no período o Hospital de Clínicas (HC) e o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), assim como foi desmembrada da Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) - hoje Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e urbanismo, - a Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE), que depois viria a se denominar Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) . A Universidade adquiriu na gestão de Paulo Renato um importante centro de pesquisas das Indústrias Monsanto, localizado nas proximidades do campus, logo transformado no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

Ao deixar a Unicamp, Paulo Renato foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso e secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra. Entre suas principais realizações está a criação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Entre outras funções, integrou o quadro da ONU (Organização das Nações Unidas) em temas ligados a empregos e salários, foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington e o presidente da Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).

Autoridades do mundo político, como a Presidente Dilma Roussef, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o Ex-Governador José Serra lamentaram a perda e destacaram a personalidade agregadora e dedicada de Renato Souza.

Fonte: Agcom Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário