terça-feira, 3 de maio de 2011


Anos 1980: reconhecimento internacional


No início da década de 1980, participou de outra campanha, dessa vez para o Ano Internacional da Pessoa Deficiente. Em 1981, o cantor fez excursões internacionais e gravou o primeiro disco em inglês - outros seriam lançados em espanhol, italiano e francês. Também gravou o disco anual, que contou com sucessos como "Emoções", "Cama e Mesa" e "As Baleias".
Em 1982, recebeu da gravadora CBS o Prêmio Globo de Cristal, oferecido aos artistas que ultrapassam a marca dos cinco milhões de discos vendidos fora do país de origem. Ainda naquele ano, Maria Bethânia participou do álbum anual, no dueto "Amiga". Era a primeira vez que o cantor convidava um outro artista para participar das gravações do disco. Roberto Carlos (1982) ainda teve o sucesso "Fera Ferida", outra parceria com Erasmo.
Em 1984, sua canção "Caminhoneiro" foi executada mais de três mil vezes nas rádios do país em um único dia e, no ano seguinte, "Verde e Amarelo" bateria esta marca ao ser tocada três mil e quinhentas vezes. Ganhou em 1988 o Grammy de Melhor Cantor Latino-americano e, no ano seguinte, atingiu o topo da parada latina da Billboard. Ainda em 1989, teve grande repercussão com "Amazônia". No tradicional especial de fim de ano da Rede Globo cantou sucessos como Outra vez ao lado de Simone
Em 1985 participou da Campanha para ajudar as crianças da América Latina, na canção Cantarê Cantarás ao lado de Júlio Iglesias, Glória Estefan, José Feliciano, Plácido Domingos entres outros. Em 1992 gravou seu nome na Calçada da Fama em Miami nos Estados Unidos, para artistas latinos. A marca de Roberto Carlos (onde ele colocou as mãos) está localizada na "Astros Latinos - Calle 8 - 17 street - Miami Flórida - EUA". Em 1996, gravou ao lado de Júlio Iglesias, Glória Estefan, Plácido Domingos, Ricky Martin, John Secada entre outros, em espanhol a canção Puedes LLegar, o tema das Olimpíadas de Atlanta nos Estados Unidos.
Roberto Carlos já fez vários duetos com artistas internacionais, entre eles estão Júlio Iglesias, Pedro Vargas, Vicente Fernandez e Lani Hall, esta última gravou a canção "De Repente El Amor". Também gravou com as espanholas Ana Belén e Rocío Dúrcal. Gravou a canção Sentado a Beira do Caminho com a cantora americana Eydie Gormé. Em 1998 Roberto Carlos cantou com o Tenor italiano Luciano Pavarotti em um show realizado para 50.000 pessoas no Estádio Beira Rio em Porto Alegre.
Roberto Carlos já fez centenas de apresentações pelo mundo. Com prêmios na América e Europa. Está entre os 100 artistas que mais discos venderam no mundo em todos os tempos. Nos Estados Unidos, Roberto Carlos é considerado o Frank Sinatra da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário