segunda-feira, 11 de abril de 2011



O MÚSICO DO CSI

Este é o rosto do músico cuja abordagem conceitual ( de temporada em temporada) na série CSI, me tem chamado muito a atenção. Logo no início das exibições da primeira temporada, no Brasil, achava intrigante a ausência de música ( tal como geralmente concebemos as trilhas na televisão, cinema e teatro) nos episódios e que durou alguns anos. Na verdade, era uma abordagem contemporânea na sua relação com a tecnologia empregada pelos cientistas na busca pela solução dos crimes e na maneira como o roteiro e a concepção da série eram elaborados.

Bem, o cara é John M Keane ...

E o que me entusiasmou quando me deparei com a suposta ausência de música em CSI, na verdade era a presença de outra música: criada ( me parece ) em consonância com o roteiro e muitas vezes indo além do texto, John Keane trabalhava com mesclas, ruídos, notas longas, clusters harmônicos e idéias sonoras, fazendo com que o telespectador ouvisse" o roteiro" em primeiro e único plano. Me deliciei com os momentos de falas entre os personagens em que nenhum som pontuava as cenas.

Os efeitos desta abordagem em que o compositor se ausenta ( e não deve ter sido fácil tomar esta decisão, mas como foi fascinante do ponto de vista da estética e do conceitual ) podem ser sentidos, em : aumento do ambiente de suspense; as vozes dos personagens transformados em elementos musicais ( pela simples entonação da voz ); a música urbana de carros, buzinas, sirenes e ambientes de bares se sobressai ...

Nas últimas temporadas, já há uma música na série CSI Las Vegas, que são as trilhas escritas por Keane. Mas vejam como ela é diferente e mostram um artista que gosta de inovar e provocar o espectador.

Mas quem é John M Keane ?

John Keane, nascido e criado em Los Angeles, começou sua carreira como cantor ainda criança e na idade de onze anos, juntamente com o irmão mais velho: Tom, fez a popular dupla Os Irmãos Keane. Em 1977 lançou seu primeiro single, "Sherry", em seu álbum de estréia para a 20th Century Records.
Depois da dissolução do grupo, John Keane partiu em carreira solo, lançando o álbum em 1996, seguido de "Straight Away" em 1999. Desde então, Keane construiu uma notável carreira como cantor, compositor, e músico de estúdio.

Como compositor, John Keane criou o som inovador e continua a marcar o sucesso mundial da série CSI: Crime Scene Investigation, atualmente em sua 10a temporada. Ele foi nomeado para um Emmy por seu trabalho no CSI em 2007, bem como 12 prêmios BMI e ASCAP nos anos seguintes.
Também compôs a música tema principal para o reality show "The Amazing Race".

Aldo Moraes ( compositor )
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário