sexta-feira, 25 de março de 2011

DISCURSO DE OBAMA


No discurso, Obama tratou o Brasil como igual. Disse que a nossa democracia é exemplo para o mundo árabe



Dentro do Municipal, Obama mostrou que pretendia conquistar os brasileiros já no início do discurso.

“Olá, Rio de Janeiro. Alô, cidade maravilhosa. Boa tarde, todo o povo brasileiro”, discursou o presidente, em português.

“Desde o momento em que chegamos, o povo deste país mostrou a mim e à minha família o calor e a generosidade do espírito brasileiro. Obrigado. Quero agradecer especialmente a todos vocês por estarem aqui esta tarde, porque eu sei que haverá jogo do Vasco daqui a pouco. Botafogo e Vasco. Eu sei que os brasileiros não abrem mão do futebol muito fácil”, brincou Obama.


Além de trazer a família ao Brasil, o presidente Barack Obama fez referência à mãe ao justificar a visita dele à comunidade Cidade de Deus.

“Uma das primeiras lembranças que eu tenho do Brasil foi um filme que eu vi com a minha mãe quando eu era muito jovem. Chama ‘Orfeu negro’, que se passava nas favelas do Rio durante o carnaval. A minha mãe amou o filme. A música, as danças e aquela beleza do Rio, e foi lançado como uma peça aqui no Municipal. A minha mãe não está mais entre nós, mas ela jamais imaginaria que a primeira viagem do seu filho ao Brasil fosse como presidente dos Estados Unidos. Ela nunca imaginaria isso”, contou o presidente, que foi aplaudido em seguida.

Os elogios ao Brasil continuaram.

“Eu também nunca imaginei que este país seria até mais bonito do que aparecia no filme. Vocês, como Jorge Ben Jor, cantam o país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, disse.

“Eu achei interessante alguns dados que ele deu, mostra que alguém da equipe estudou alguma coisa do Rio”, avaliou a economista Cecília Peçanha.

“O Brasil é um país que mostrou que uma ditadura pode se tornar uma democracia. O Brasil é um país que mostra que a democracia entrega tanto a liberdade quanto a oportunidades para o seu povo. O Brasil é um país que mostra como uma chamada pela mudança que começa nas ruas pode transformar uma cidade, transformar um país, o mundo. Ha décadas, justamente do lado de fora desse teatro, na Cinelândia, quando o chamamento pela mudança foi ouvido no Brasil. Estudantes e artistas e líderes políticos se uniram com cartazes, dizendo ‘abaixo à ditadura, dê poder ao povo’”, discursou Obama.

“Pela primeira vez, a esperança volta a lugares onde o medo por muito prevaleceu. Eu vi isso hoje, quando eu visitei a Cidade de Deus”, disse Obama, aplaudido. “Mas é uma mudança também na atitude, como um jovem disse hoje. As pessoas têm que ver as favelas não com pena, mas como uma fonte de presidentes, médicos, advogados, artistas e de pessoas com soluções.”


“Todos nós buscamos a verdade, todo nós buscamos ser livres e todos desejamos viver sem medo e discriminação, mas queremos poder escolher como seremos governados e queremos, é claro, criar o nosso destino. Não só americanos, brasileiros, ocidentais, são direitos universais. Nós temos que apoiar esses direitos em toda a parte. Muito obrigado e que Deus abençoe nossas duas nações”, concluiu Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário