terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

VANJA ORICO


VOZES ESQUECIDAS : VANJA ORICO

A propósito do excelente trabalho de recuperação da memória musical da Paraíba, empreendido pela cantora Socorro Lira, surge a voz de uma das grandes divulgadoras da obra de Zé do Norte: Vanja Orico

A cantora e atriz Vanja Orico, é filha do diplomata Osvaldo Orico e nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1931.

Surgiu no cenário artístico cantando Mulher rendeira, tema do filme "O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, mas começou sua carreira cantando no filme "Mulheres e Luzes", em 1950, uma produção do cineasta Frederico Fellini, quando estava na Itália estudando música. De volta ao Brasil, fez sua estréia no cinema brasileiro no clássico O cangaceiro, premiado no Festival de Cannes e sucesso no mundo inteiro, o que rendeu a ela o reconhecimento internacional, fazendo apresentações na Europa, na África, no Caribe e nos Estados Unidos. Gravou discos na França e foi recordista de vendas no Brasil. Foi capa das principais revistas da época.

Uma marca forte da sua trajetória no cinema é sua presença em vários filmes do Ciclo do Cangaço, do qual é uma das musas. Além do citado O cangaceiro, também participou de Lampião, o rei do cangaço (1964), Cangaceiros de Lampião (1967) e Jesuíno Brilhante, o cangaceiro (1972).

Paralelamente aos trabalhos como atriz (também atuou em Independência ou Morte, de 1972, e de Ele, o boto, em 1987), Vanja Orico desenvolveu importante carreira de cantora, com apresentações em várias partes do mundo. Em 1973 dirigiu o filme O segredo da rosa.

Prestes a completar 80 anos, participou do CD” Lua bonita”, em que Socorro Lira destaca canções do genial Zé do Norte.

Mais informações: www.socorrolira.com.br

www.memoriamusicaldaparaiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário