segunda-feira, 4 de outubro de 2010


Pioneiro na fertilização in vitro ganha Nobel de Medicina

ESTOCOLMO (Reuters) - O fisiologista britânico Robert Edwards, cujo trabalho levou ao nascimento do primeiro "bebê de proveta", ganhou o Prêmio Nobel de Medicina (ou Fisiologia) de 2010 nesta segunda-feira, abrindo a temporada anual de distribuição desses prêmios.

O Instituto Karolinska, da Suécia, saudou Edwards, de 85 anos, por trazer alegria a pessoas inférteis de todo o mundo, "um marco no desenvolvimento da medicina moderna". O cientista receberá 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares) pelo prêmio.

Até 4 milhões de "bebês de proveta" já nasceram no mundo desde a primeira FIV (fertilização in vitro), em 1978, disse nota do instituto, lembrando também da parceria de Edwards com o já falecido ginecologista Patrick Steptoe.
A dupla sofreu resistências de igrejas, governos, de parte da imprensa e de alguns cientistas, e enfrentou dificuldades para obter verbas para a pesquisa, tendo de depender apenas de doações particulares.

"Seus feitos possibilitaram o tratamento da infertilidade, uma condição médica que aflige uma grande proporção da humanidade, incluindo mais de 10 por cento de todos os casais do mundo", disse o instituto.

Em 1968, Edwards e Steptoe desenvolveram métodos para fertilizar óvulos humanos fora do organismo. Trabalhando na Universidade de Cambridge, eles começaram a implantar embriões em mulheres inférteis em 1972, mas várias gestações terminaram em abortos espontâneos - o que depois eles atribuíram a erros nos tratamentos com hormônios.

Em 1977, eles tentaram um novo método, baseado não nos tratamentos hormonais, e sim na hora certa de fazer o procedimento. Em 25 de julho do ano seguinte, nasceu Louise Brown, o primeiro bebê de proveta.


Foi um grande acontecimento midiático, e muitos duvidavam se as crianças geradas artificialmente cresceriam saudáveis - preocupação que estudos posteriores afastaram, como lembrou o Instituto Karolinska.


Steptoe morreu em 1988. Edwards, doente, não deu declarações diretamente à imprensa. Segundo sua clínica, ele considera que "a coisa mais importante na vida é ter filhos - nada é mais especial do que um filho".
Cerca de 1 a 2 por cento dos bebês nascidos atualmente no mundo ocidental são concebidos por meio da FIV, segundo Christer Hoog, professor de biologia celular e membro do comitê que concede o Nobel.


O prêmio de Medicina ou Fisiologia é tradicionalmente o primeiro Nobel a ser entregue todos os anos. Estabelecido em testamento pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel, os prêmios de Ciências, Literatura e Paz são entregues desde 1901.


Nenhum comentário:

Postar um comentário