sexta-feira, 29 de outubro de 2010



NELSON CAVAQUINHO

E ontem, vinte e oito de outubro de dois mil e dez, Nelson Cavaquinho teria feito cem anos ...

Teria feito!

Pois para mim, Nelson, o grande Nelson nasceu há uns trinta, quando me foi apresentado por minha mãe: amante de samba e ópera.

Sua voz, letras e melodias insondáveis, ao que me lembro como fosse hoje, me levaram a um outro universo do samba.

E decorei seu repertório e as harmonias de seus sambas tristes.

A tal da alegria triste, o canto rouco de Cazuza na luz que é negra.

Ouvi que Nelson teria nascido em 1911, mas teve o documento adulterado para entrar nos quadros da polícia do Rio de Janeiro.

Para mim, repito, nasceu há uns 30 anos e eu moleque.

E ali descobri que o samba compõe milhões de universos, só imagináveis na cabeça do poeta ...

Viva Nelson Cavaquinho !

( Aldo Moraes )

Nenhum comentário:

Postar um comentário