sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Mineiro Pablo Lobato e cearense Yuri Firmeza apresentam videoinstalação sobre o que pode a Curadoria



Em ação conjunta, os artistas visuais mineiro Pablo Lobato e o cearense Yuri Firmeza apresentarão a videoinstalação intitulada "O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?", no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, a partir desta quinta-feira, 7, às 18 horas. Com entrada franca, a videoinstalação ficará disponível à visitação pública até o próximo dia 7 de novembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h).

O projeto da dupla consiste na produção de uma videoinstalação criada a partir de conversas com inúmeros curadores que vivem e trabalham em distintas regiões do Brasil. Os dois artistas viajaram pelo País, gravando em vídeo as falas dos curadores convidados a partir da pergunta que intitula o projeto .

Para além de uma aparente ironia que se insinua na inversão dos papéis artista/curador, o projeto O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria? promove uma aproximação de práticas e pensamentos no sentido de revelar sensibilidades, alimentar a criação de novas experiências e problematizar estagnações de um campo de poder cada vez mais atuante no sistema da arte - a curadoria.

Após a filmagem, foi feita a edição e a programação da videoinstalação - montagem formada por cinco monitores de vídeo e organizada em círculo evocando uma mesa redonda. A cada momento a imagem e/ou a fala de um curador é disparada em um dos monitores.

A alternância destes disparos sugere a dinâmica de uma conversa. Por exemplo, o curador X, em um dos televisores, apresenta sua fala enquanto todos os outros monitores exibem imagens dos demais curadores em silêncio, oferecendo o tempo da escuta. Encerrada a colocação do curador X, por meio da edição e programação da videoinstalação, o curador Y prossegue com a palavra, corroborando com a discussão e assim sucessivamente.

O ritmo desta conversa criada também alcançará a devida autonomia de um corpo que ultrapassa a idéia de uma coleção de pontos de vista. "O material irá constituir um corpo audiovisual, nos aproximando dele através dos dispositivos escolhidos: as falas, provocadas por uma mesma questão e destinadas à composição de um espaço específico: o círculo de monitores instalados. A edição dos vídeos e a composição das falas dentro do círculo são os recursos fundamentais para a criação de tal ambiente", destaca Yuri Firmeza.



Curadoria: campo de poder no sistema de arte

Ao longo dos últimos dez anos a função do curador vem se configurando como um lugar extremamente valorizado no campo das artes. Esta valorização implica um complexo e delicado arranjo de novas relações que nos forçam a pensar. Diante da atualidade desta questão que se impõe passamos à palavra aos próprios curadores: O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?

O poder exercido pelo curador hoje, além de mediar a aproximação entre diferentes produções artísticas, agenciando forças e sentidos possíveis de determinadas obras, opera também na formação de acervos institucionais e na produção de um pensamento crítico, afetando assim as diversas instâncias de legitimação da arte. "Acreditamos pois, ser de extrema relevância pensar de forma mais compartilhada 'O que pode a curadoria?'", enfatiza Yuri Firmeza.

A presente videoinstalação desenvolve-se a partir da ação conjunta de dois artistas que vivem e trabalham em diferentes estados do Brasil - Pablo Lobato, em Minas Gerias e Yuri Firmeza, no Ceará. Ambos são Jovens artistas que tiveram a oportunidade de iniciar esta pesquisa conjunta no biênio 2007/2008, durante o 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - Bolsa Pampulha, quando Yuri deixou Fortaleza para viver em Belo Horizonte. Neste período os artistas escreveram juntos o texto Bordas para misturar, publicado no caderno Pensar do Jornal Estado de Minas, expressando o interesse pela investigação de certos campos de poder do sistema da arte.





ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Pablo Lobato - (31) 8471.8604 / 2127.0058 - lobatopa@uol.com.br

* Yuri Firmeza - (85) 8758.2146 - yurifirmeza@hotmail.com

* Aline Xavier (produtora da videoinstalação) - (31) 9801.7264 - alinex@gmail.com

* Jacqueline Medeiros (coordenadora de Artes Visuais do CCBNB) - (21) 8023.6519 - jacquerlm@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário