terça-feira, 28 de setembro de 2010


Centro Cultural Banco do Brasil traz a mostra “Curta o Curta no Almoço” a São Paulo em outubro



Mostra de curtas-metragens nacionais, que está na sétima edição no Rio de Janeiro, é opção para entretenimento rápido e de qualidade no centro de São Paulo

Pegar um “cineminha” na hora do almoço será possível no centro de São Paulo entre os dias 06 de outubro e 12 de novembro. A mostra “Curta o Curta no Almoço”, uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil com curadoria da Curta o Curta, exibe produções nacionais em sessões gratuitas de até 22 minutos de quarta a sexta-feira às 12h30, com reprise às 13h e às 13h30.


Os organizadores reuniram obras de diferentes estilos, épocas e temas, garantindo uma visão geral da produção de curtas no país. “São comédias leves, documentários premiados, filmes de suspense, filmes conceituais e animações. O cinema brasileiro é muito bem representado pelo curta-metragem nacional. A distribuidora Curta o Curta está completando cinco anos de atuação, enquanto o site Curta o Curta completa 10 anos.


Montamos uma programação de qualidade para o curta conquistar o público de São Paulo”, conta Marcus Mannarino, sócio da Curta o Curta e um dos organizadores do evento.
“Esta iniciativa é um convite ao paulistano para fazer uma pausa na hora do almoço e apreciar filmes de qualidade, gratuitamente, no centro histórico da cidade”, reforça Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.



Dentre os 34 títulos selecionados estão clássicos como “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado, filme que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Em 1995, o curta de Furtado foi eleito pela crítica especializada europeia como um dos 100 mais importantes curtas metragens do século XX. Foi vencedor de 18 prêmios em importantes festivais e mostras nacionais e internacionais, como no 40º Internacional Filmfestival, em 1990, agraciado com o Urso de Prata para curta metragem em Berlim (Alemanha).
O final do expediente de um assessor de deputado e um suplente é o momento da ação de Blackout (2008), de Daniel Rezende. A obra de 10 minutos, estrelada por Wagner Moura e Augusto Madeira, conquistou mais de 20 prêmios em mostras e festivais no Brasil.



Antonio Fagundes poderá ser visto no filme “Barbosa” (1988), de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, uma ficção que mostra a tentativa de um homem que volta no tempo para tentar impedir que o goleiro da seleção brasileira tome o gol que acabaria com a sua carreira na final da Copa do Mundo de 1950. No ano em que foi produzido, o curta faturou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Brasília.


Os melhores roteiros do mundo e que nunca foram rodados dão o tom da comédia “Os filmes que não fiz” (2008), de Gilberto Scarpa. O curta mostra, de forma divertida e cínica, a filmografia de um diretor sem filmes. A produção foi, por 13 vezes, premiada no Brasil, além de ter vencido o prêmio de Melhor Curta (júri popular) no Brazilian Film Festival of Toronto (2008).


“A edição carioca do evento já contou com a presença de mais de 7.200 pessoas, o que nos faz ter certeza do potencial de identificação do público com o curta-metragem nacional”, detalha Guilherme Whitaker, sócio da Curta o Curta.
Além do formato, outra inovação do evento está numa característica de sua concepção. Ainda que as sessões sejam gratuitas para o público, caracterizando a finalidade cultural da mostra, o Curta o Curta no Almoço remunera os produtores pela exibição dos filmes. “O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, na condição de promotor cultural, demonstra seriedade e visão ao investir na exibição remunerada de curtas-metragens nacionais. É um trabalho único que desenvolvemos pela valorização do curta-metragem e formação de público e que depende de exibidores com responsabilidade e iniciativa”, reforça Mannarino.


Sobre a Curta o Curta
A Curta o Curta é a primeira e única distribuidora brasileira especializada em filmes de curta-metragem nacionais. Oferece licenciamento de filmes do Catálogo Curta o Curta para exibição em salas físicas – por instituições promotoras culturais públicas e privadas, e em mídia eletrônica – por empresas da área de telefonia celular 3G, IPTV, mídia indoor e televisão.


Desenvolveu um modelo de negócios exclusivo e inovador, no qual produtores se beneficiam de todo e qualquer contrato que gere receita pelo licenciamento de seus filmes, e tem suas operações baseadas em sistemas de TI. Criada em 2005, mantém o pioneirismo do website Curta o Curta, que nasceu em 2000 como o primeiro site brasileiro dedicado exclusivamente ao curta-metragem nacional.


Acesse o site
www.curtaocurta.com.br e assista filmes, acompanhe as notícias do setor e conheça os serviços que são oferecidos.
PROGRAMAÇÃO PRIMEIRA SEMANA -
sessão 1
6/10/2010
O OUTRO AMANHÃ
de André Saito e Cesar Nery 9’ ficção SP 2006
Chega uma hora em que é tarde demais pra ser o que você queria ter sido. Com Dan Stulbach.
OFUSCA
de Flávio Frederico 12’ ficção SP 2002
Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Com Fernando Alves Pinto.
______________________________________
sessão 2
7/10/2010
ESPETO
de Guilherme Marback 16’ ficção SP 2006
Comédia de humor negro, pensada dentro de uma visão surrealista, que conta a história de um garçom que é capaz de fazer qualquer coisa para subir na vida.
EU SOU COMO O POLVO
de Sávio Leite 4´ experimental MG 2006
Um pouco da memória de Lourenço Mutarelli, considerado um dos melhores desenhistas brasileiros da atualidade.
_______________________________________
sessão 3
8/10/2010
O TROCO
de André Rolim 10’ ficção SP 2008
Uma atendente de telemarketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa.
CASTANHO
de Eduardo Valente 11’ ficção RJ 2002
Um musical sobre o amor e certas loucuras que fazemos por ele. Exibido em Cannes.


Serviço

Mostra “Curta o Curta no Almoço”
Gratuito – entrada mediante retirada de senha na bilheteria
Capacidade – 70 lugares
Data – 06 de outubro a 12 de novembro – de quarta a sexta
Horário – 12h30, 13h e 13h30
Local – Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 - (Próx. às estações Sé e São Bento do metrô) - (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br e www.twitter.com/ccbb_sp
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Café Cafezal // Loja CCBB
Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Cartaz Comunicação
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Sandra Calvi
www.agenciacartaz.com.br

Informações à imprensa:
Diego Bonel – 11 3871-3030 ramal: 209
diego@agenciacartaz.com.br

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val – (11) 3113-3623 –
camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos – (11) 3113-3628 – eudu@bb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário