sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OTHÔNIO BENVENUTO, MAESTRO

Nesta postagem, lembramos o Maestro Othônio Benvenuto, que é um nome de grande importância para o desenvolvimento da cultura musical de Londrina ( PR).

Oboísta, nasceu em Jardim, Ceará. Estudou na Escola Nacional de Música da UFRJ, onde se graduou em composição e regência. Substituiu o maestro Dyonisio Rosa Reis.
Desenvolveu atividades no campo da composição musical, e recebeu da crítica opiniões como esta do Prof. Nogueira França, "Correio da Manhã": salientou-se "a Sonata para oboé e piano de Othonio Benvenuto, que é mestre da briosa Banda do Corpo de Bombeiros. A Sonata de Benvenuto revela, na sua fluência, a natureza do músico, possuidor do senso da forma e cativante invenção brasileira".
Do Prof. Ayres de Andrade, crítico musical de "O Jornal": "Em sonoridades adequadas, brilhantes, incisivas, fez ouvir em primeira audição a Abertura de Othonio Benvenuto que veio enriquecer o repertório do gênero, mostrando no seu autor excelente formação técnica e ao mesmo tempo que elegância de expressão".
Já regeu a Sinfônica Nacional da Rádio MEC e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Com a Banda do Corpo de Bombeiros acompanhou solistas de nível internacional como: Jaques Klain, Maria da Penha, Arnaldo Estrela etc.
Na última apresentação antes de se transferir para a reserva remunerada, os jornais deram destaque, como o jornal "O Globo" de 28 de julho de 1973, "BENVENUTO: CONCERTO DE DESPEDIDA." O maestro Benvenuto, regente da Banda do Corpo de Bombeiros, acaba de transferir-se para a Reserva da sua Corporação, deixará o Rio de Janeiro, para integrar o Corpo Docente do Centro de Artes da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O famoso regente cuja atuação à frente da Banda deu a esta cidade momentos de grande beleza e entusiasmo, como por exemplo os concertos matinais no Teatro João Caetano, etc... e outros jornais também enfatizaram a última apresentação do maestro Benvenuto.

Faz parte da banca examinadora do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro nas provas finais de Mestrado daquela instituição.
( * Extraído do livro "Banda Maravilhosa" de Luiz Viana )
Em Londrina , integra o Corpo Docente da Universidade Estadual ( UEL), funda a Orquestra Sinfônica da UEL e por muitos anos foi seu Maestro e incentivador.
Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito pelos bons serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e ao Estado. Recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Maestro Othônio Benevenuto mora hoje, com a família, no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário