quarta-feira, 7 de julho de 2010




Entrevista de Ivo Pessoa para o blog Arte Brasil




Na postagem de hoje, uma entrevista com o cantor, compositor e instrumentista Ivo Pessoa, que conta um pouco sobre sua infância, sua relação com a música, o sucesso nacional e o amor pelo blues. Apresentamos uma pessoa simples e com constante interesse pela poesia e pela música que se produz em todos os cantos do país. ( por Aldo Moraes )



1) Ivo Pessoa, é um prazer ter você falando com o público que acompanha nosso blog. E muito mais saber, que desfrutamos do seu talento em Londrina.
Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória ?


Ivo - O prazer é todo meu. Comecei bem cedo com a música, fuçava nos discos do meu avô e assim fui descobrindo coisas muito interessantes como discos do HOWLI´N WOLF e assim por diante, depois um belo dia, no final da década de 1970 eu ouvi twist´n´shout dos Beatles, daí tive a certeza de que era isso que eu queria para minha vida


2) Como você começou escrever música ? E como é o seu processo de criação ?


Ivo – Foi uma coisa muito natural, na verdade eu sempre quis cantar coisas minhas. Comecei a criar minhas próprias canções, logo que vi que aprendi a tocar violão sozinho e fui me encontrando musicalmente dessa maneira. Eu não tenho um ritual de criação, apenas amplio meus horizontes mentalmente para que a música possa fluir. Isso acontece em qualquer lugar e de qualquer jeito, por isso sempre levo comigo um gravador. Depois chego em casa e trabalho na letra e vou harmonizando a música.



3 ) Você tem idéia de quantas obras musicais já escreveu ? E os shows que foram memoráveis para você ?


Ivo – É difícil dizer, mas creio que eu tenha perto de 500 músicas. Sou um compositor solitário, raras são minhas parcerias. Gosto de pensar numa melodia e já pensar na letra, vou criando a história e já vou “colorindo” com melodias.
Todos os shows que fiz até hoje me foram muito importantes, mas quando estive nos Estados Unidos e toquei para a comunidade brasileira senti uma energia muito grande e uma sinergia acontecendo e como é importante você fazer parte de um grupo, no caso de um país, o nosso Brasil.
E também adoro cantar para platéias infantis e gosto de tratar as crianças com o mesmo respeito e carinho que trato o público adulto.


4 ) Sabemos de sua relação com o blues. O que é o blues para você ? E como relaciona o blues com a música brasileira ?



Ivo – O blues é a manifestação musical mais importante da minha vida. É do blues que tiro toda minha inspiração para cantar, compor e até postura de palco. Ao contrário do que muita gente pensa, o blues é muito alegre, contagiante e muito cheio de energia positiva, a gente não pode esquecer que o blues é o pai do rock, consequentemente de todas as vertentes da música pop. Vejo muito do blues na música brasileira, mesmo as comparações que podem parecer as mais distantes têm fundamento. O jeito do brasileiro do interior tocar a viola de dez cordas, a rabeca que se toca no nordeste e o mais importante, o blues tem berço na África, o samba também, por isso o ritmo e a cadência são tão contagiantes e abrem caminho para tanto. O blues abriu caminho para o rock, o samba para a bossa e assim por diante...


5 ) Parabéns por seu trabalho, sua participação no programa Fama e seus cds. E os planos para o futuro ?



Agradeço muito. O Fama foi um marco na minha vida, o Fama e outros programas que tratam seriamente quem quer viver de música como é o caso do Programa Raul Gil e Ídolos é o que eram os grandes festivais na década de 1960.
Tenho diversos projetos, a maioria deles envolvendo o blues e muita música com violões, ou seja, canções acústicas. Gosto de música boa. Isso não quer dizer que a música tenha que ser difícil ou popularesca, mas que respeite a inteligência do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário