quinta-feira, 22 de julho de 2010




COMPOSITOR ARTEMIY ARTEMIEV E A GRAVADORA ELECTROSHOCK


Há 10 anos, troco informações musicais com o compositor russo Artemiy Artemiev, que além da sua extraordinária produção de música eletroacústica e de trilhas sonoras para filmes russos e ocidentais; realiza um interessante trabalho com novos compositores e talentos da música contemporânea, através da sua gravadora ELECTROSHOCK.

Há muito o que destacar da obra e do trabalho de produção de Artemiev, mas hoje vamos nos deter no disco" MIDWAY", feito há 4 mãos por Valery Siver ( melodias e violões ) e Kiryll Trepakov ( composição, arranjos, sintetizadores e computador ). As peças instrumentais são denominadas em inglês ( como the way, Stress, Head on a laps, Mentor shadow e the key, por exemplo).

São 12 faixas e 1 hora da mais pura música experimental. Mas não é o experimental hermético, só possível a iniciados. É uma música que flui e que combina maravilhosamente bem, o violão erudito e o violão instrumental ( e os momentos em que cada um aparecem são muito bem delimitados ) com conceitos de música eletroacústica, aleatória, atonal e tecno. Sim, a faixa The way faz uma combinação muito bem balanceada entre a música de pista de dança e o violão clássico. É de um raro prazer ouvir estes trabalhos.

O disco é de 2003 e tem produção de Artemiy Artemiev e Valery Siver e é realmente de uma delicadeza incrível, experimentando encontros inusitados, mas respeitando os limites sonoros e de bom gosto desta mescla musical.

Valery Siver é de São Petesburgo, Rússia, onde estudou música e se profissionalizou, como compositor e violonista. Escreveu sua primeira peça musical aos 16 anos e se lançou no mercado, com projetos musicais, em 2.000.

Seu parceiro Kiryll Trepakov é músico e produtor, atuando em Moscou. Quando criança, teve experiências com a escola de violão clássico. Tocou bateria e instrumentos de cordas, típicos do folclore russo. Desde 1993, atua em seu estúdio e toca guitarra e violão em bandas alternativas, como K.U Street Spring e Medusa 7.

Eles formaram a parceria para trabalhos específicos de investigação sonora, num projeto que denominaram Duo Siver-Trepakov e gravaram 10 álbuns, sendo que " Midway" é o último deles. Não ouvi os outros discos e por isto, me ative ao MIDWAY, que é simplesmente sensacional.


www.electroshock.ru

www.siver.org



Aldo Moraes ( Compositor )
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário