segunda-feira, 21 de junho de 2010



JOSÉ SARAMAGO


Já tinha lido José Saramago, mas foi a contundência e a paixão do meu amigo Claus Galhardo, que me fez voltar os olhos, a alma e o tempo para a obra do grande mestre.

Hoje, sábado ( dia 19 de junho ), horas depois de sua morte, estou a refletir que talvez o mundo ocidental e oriental ( fora do Brasil e Portugal ) acalentaram muito mais o escritor e o homem Saramago do que nós, falantes da última flor do lácio.

Pois foi praticamente expulso de seu país, após a publicação do " Evangelho Segundo Jesus Cristo" e no Brasil, era sim admirado, mas acho que devíamos louvar mais nossos mestres.

Como tínhamos que devotar um tempo maior para a prosa de Alencar, Machado, Queiroz e Amado.

E para a poesia de Drummond, Cabral, Pessoa e Antônio Cícero.

Sim, por que não lemos nossos clássicos e nem nossos contemporâneos.

Mas afinal, pude bajular a obra de Saramago, por que meu amigo Galhardo me despertou do sono.

E pude fazê-lo, depois, com alguns amigos aos quais apresentei a obra do Prêmio Nobel.

Obrigado, Saramago, por que como autodidata também, pude ter lições com seus livros ! Esta imensa biblioteca !

Obrigado Portugal !

Obrigado, Galhardo !


( Aldo Moraes , compositor )


composermoraes@hotmail.com

www.tramavirtual.com.br/aldo_moraes

www.aldomoraes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário