segunda-feira, 5 de abril de 2010


NOTAS CULTURAIS


Cinema Nacional
Em 2 de abril, comemora-se os 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier. Nesta data, o cinema nacional, através da Globo Filmes e da direção de Daniel Filho, apresenta o filme que conta a história do mais famoso seguidor da doutrina de Allan Kardec no Brasil, tendo como intérprete do personagem central, o ator Nelson Xavier, que já deu vida à Lampião e outros personagens marcantes na tv e cinema.



João Werner
O artista plástico brasileiro João Werner teve obra selecionada para uma coletiva de arte digital, na Limmer Gallery, na cidade de Houston ( EUA ) e que permanece até 24/4.

Mais informações sobre a mostra: www.slowart.com/limmer/cuurent/upcoming

Sobre o artista : www.joaowerner.com.br




Livros

10 Respostas que vão mudar sua vida
Autor : Pe Reginaldo Manzotti
Editora: Ediouro 192 páginas



Menino do Mato
Autor : Manoel de Barros
Editora: Leya 96 páginas
Aos 93 anos, continua re-inventando histórias e a própria idéia da língua.
Como seu personagem, diz no livro: "Eu sustento com palavras, o silêncio do meu abandono"



Contos mais que mínimos
Autor : Heloísa Seixas
Editora: Tinta Negra 96 páginas


Nosso amigo Larí Franceschetto comemora a estréia do seu programa” Saturday Nigth” , que pode ser conferido em : www.comunidadefm.com.br

Larí acrescenta ainda a seu já premiado currículo: Menção Honrosa no VII Concurso Literário VirArte, em Santa Maria/RS; no III Concurso Nacional de Poesia Poeta João de Deus, em Itajubá/MG e 1º e 2º lugares no VII Concurso Aureliano de Poesia, em Santiago/RS.


Música

a) Os 50 anos de nascimento de Renato Russo ( 1960-1996 ) serão lembrados com lançamento de livro em que diversos autores re-criam contos através das letras de música escritas pelo líder da Legião Urbana. Também o relançamento dos discos da banda e solo de Renato, mais um de duetos dele com Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Erasmo Carlos serão colocados no mercado.


b) Comemorando seleção no acervo da " Rodgers and Hammerstein Archives of Recorded Sound", o Farofa Duo lembra que seu cd Espontâneo está a venda pelo site da dupla de violonistas Leopoldo Nantes e Tiago Mayer:

www.farofaduo.com.br




Jornalismo

a) Armando Nogueira, nascido em Xapuri, a 14 de janeiro de 1927, jornalista e cronista esportivo, morreu em 29 de março, no Rio. Pioneiro do telejornalismo, foi responsável pela implantação do jornalismo na Rede Globo, com destaque para a criação do Jornal Nacional, primeiro jornal com transmissão em rede e ao vivo da história da televisão brasileira. Texto requintado, obsessão pela qualidade jornalística e grande capacidade de liderança foram algumas das muitas qualidades de Armando, que unanimemente era tratado pelos colegas de profissão como Mestre.

Em conseqüência de um câncer no cérebro diagnosticado em 2007, Armando Nogueira, então com 83 anos, faleceu no dia 29 de março de 2010 às 7:00 em sua casa no Rio de Janeiro.
Armando Nogueira era dono de um estilo original e elegante, que fugia dos lugares comuns que proliferam na crônica esportiva. Pode-se dizer que fez escola, pois vários repórteres esportivos tentam imitá-lo.
Não raro, Armando extravasava sua veia poética para demonstrar sua admiração pelo esporte e por seus ídolos. Algumas de suas frases inspiradas se tornaram antológicas. A seguir, alguns exemplos.
 Sobre futebol e caráter: “O futebol não aprimora os caracteres do homem, mas sim os revela”.
 Sobre a vitória na Copa de 1970: “Choremos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia, fazendo amigos. Fazendo irmãos em todos os continentes”.
 Sobre Garrincha e sua habilidade para driblar: “Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio”.
Bibliografia
 Drama e Glória dos Bicampeões (em parceria com Araújo Neto)
 Na Grande Área
 Bola na Rede
 O Homem e a Bola
 Bola de Cristal
 O Vôo das Gazelas
 A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert)
 O Canto dos Meus Amores
 A Chama que não se Apaga
 A Ginga e o Jogo


b) Em 2 de abril, fez 5 anos da morte do carismático e humanista Papa João Paulo II. Uma missa em memória do saudoso pontífice foi realizada dias antes para não coincidir com a data, que caiu na Sexta-Feira Santa, neste ano.
Karol Woitjla foi autor de livros e encíclicas que acentuaram sua vocação para a pacificação, a tolerância e o amor.


c) O Caderno Turismo, da Folha, de 25 de março traz uma reportagem especial sobre a cidade de Londrina. É claro que todo londrinense, nascido aqui ou de coração, um pé vermelho, agradece e fica feliz pela divulgação das belezas de sua cidade. Mas além disto, a sensibilidade do jornalista Rafael Mosna se revela diferenciada ao traçar um paralelo entre as casas de madeiras da época em que o compositor Arrigo Barnabé era criança com a vocação de Londrina para a cultura, o requinte arquitetônico, os quintais com frutas e plantas e o café, que na década de 70 a tornou mundialmente famosa.

Quem passa por Londrina, logo identifica sua tradição para as casas de café e quiosques que permitem os encontros de gerações e grupos diversos que discutem os rumos da cidade e onde se fala de tudo. Parabéns à Folha por destacar no Caderno Turismo, as cidades brasileiras, principalmente àquelas que estão longe das capitais.

www.folha.uol.com.br/turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário