terça-feira, 26 de janeiro de 2010




Andy Warhol

O artista plástico e cineasta Andy Warhol, nascido em 6 de agosto de 1928, foi um pioneiro a explorar elementos da pop arte também para sua auto-promoção. Estudou artes plásticas e cinema e já acumulava experiência com anúncios de publicidade quando expôs obras no Museu de Arte Moderna ( NY ) em 1956.

Os anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da
publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.
Além das
serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.
Em 1987 ele foi operado da
vesícula biliar. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte.

Este ano estão sendo lançados ou recolocados nas livrarias, algumas obras que jogam mais discussões sobre o homem que construiu uma personalidade rentável e midiática :

Andy Warhol
Autor: Arthur.C.Danto
Editora : Yale University Press

A Filosofia de Andy Warhol
Autor: Andy Warhol
Editora: Cobogó

I sold Andy Warhol ( too soon )
Autor: Richard Polsky
Editora : Other Press

POP - The genius of Andy Warhol
Autores : David Dalton e Tony Scherman
Editora: Harper Collins


PINACOTECA
Em março, a Estação Pinacoteca ( SP ), recebe uma mega-exposição com 170 obras de Warhol, incluindo retratos de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy e as latas de sopa Campbell’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário