segunda-feira, 7 de dezembro de 2009



A POÉTICA DE TOM JOBIM ( Parte III )




Sobre algumas músicas com parceiros:

Desafinado
Parceria de Tom com Newton Mendonça, é na origem um samba batucada.
A harmonia torna-se complexa, sobretudo no centro da canção e provoca mudanças que ouvimos na própria melodia. A letra é irônica e faz uma defesa do que viria se chamar Bossa Nova. ( bossa vem de tendência, talento para alguma coisa . Noel Rosa, fala disso num samba:
O samba, a prontidão e outras bossas
São nossas coisas, são coisas nossas...


Insensatez ( Tom Jobim/ Vinícius de Moraes )
Uma clara influência de Fredéric Chopin, o pianista e compositor romântico, que viveu entre 1810 e 1849. A melodia é estática, parada e sobre as mesmas notas, circulam acordes inesperados, que trazem mobilidade à esta peça musical. A letra, num casamento perfeito com a música, fala de um amor insensato que só faz chorar, a quem lhe ama.


Águas de Março
Com melodia de caráter minimalista e baseada no maracatu ( dança dramática do Norte e Nordeste brasileiro, percussiva e dançante ). Águas de março é um samba maracatu estilizado, cujos versos ( de influência concretista) dão bem a visão de tambores percussivos, sendo tocados.
O tema da letra foi inspirado no poema” O caçador de esmeraldas” do parnasiano Olavo Bilac e Tom escreveu a canção, enquanto construía sua casa, num sítio, em 1974.


Garota de Ipanema
Surgida em 1963, este samba de Tom e Vinícius, logo surpreendeu pelo balanço e versos poéticos refinados, mas assimiláveis. É a canção mais gravada da dupla, tanto no Brasil, como no exterior. E fala de um Rio de Janeiro de bela paisagem e mulheres, mas também já dividido entre passado e futuro e, onde se sente a presença modificadora do homem, para o bem ou para o mal.
A primeira versão da canção, que homenageou Helô Pinheiro, dizia assim:
“ Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinho
Com medo da vida
Com medo de amar”.

Chega de saudade ( Tom/ Vinícius) e Falando de amor ( Tom )
Chega de saudade é um choro, completo, em três partes, embutido na ousada batida de violão de João Gilberto. A segunda é um samba-choro em que a influência do choro vai da melodia à linha de baixo e , a letra tipicamente carioca.
Chega de saudade é, segundo Caetano Veloso, além de uma brutal revolução na música moderna, um retrato da paixão humana, cuja letra representa o que todos já sentimos, algum dia, em relação ao outro. A interpretação de João Gilberto dá a impressão de que o ritmo salta em oposição à melodia. Isto marcaria, desde o início a revolucionária batida da Bossa Nova.


“Antônio Carlos Jobim é hoje um homem, que pode afirmar: Encontrei-me e estou em paz ” Palavras do místico Carlos Castañeda sobre o Maestro Soberano


( Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário