segunda-feira, 28 de dezembro de 2009






EDITORA PEIRÓPOLIS LANÇA “QUANTAS MÚSICAS TEM A MÚSICA?” DIA 12 DE DEZEMBRO NO SESC PINHEIROS,
EM SÃO PAULO



A nova obra da educadora musical Teca Alencar de Brito é de grande valia para educadores neste momento em que a Educação Musical volta às escolas.



A Editora Peirópolis lança no dia 12 de dezembro, às 16 horas, no Sesc Pinheiros, o livro Quantas músicas tem a Música? – Ou algo estranho no museu!, de autoria da educadora musical Teca de Alencar Brito. Na oportunidade, a autora irá participar de bate-papo e fará apresentações musicais com as crianças.



A obra, que acompanha um CD de músicas, foi produzida a partir do trabalho realizado com alunos da Teca Oficina de Música e propõe ao público leitor mergulhos nas sonoridades carregadas de afetos e sentidos que as “muitas músicas da Música” podem disparar. Por meio da pesquisa, escuta, invenção e interpretação, a autora trabalha com instrumentos e músicas de várias culturas, dedicando-se a “conquistar” instrumentos “estranhos”, a cantar em outros idiomas e também a brincar como fazem as crianças de outros lugares do mundo.



“Partindo da escuta de nosso entorno, dos sons e músicas que nos rodeiam, acercamo-nos de sonoridades, materiais e produções musicais de outros povos, constatando que as singularidades– que nos distinguem – também nos aproximam como seres humanos (e musicais!)”, completa Teca.



No jogo da escuta e da música o leitor é convidado a descobrir as diversas facetas musicais que o corpo, os objetos, instrumentos e até mesmo o silêncio podem produzir e revelar. Seja com o choro, a congada no Brasil, o blues norte-americano, as canções de ninar ou as brincadeiras musicais o importante mesmo é se deixar levar pela encantadora aventura musical.



No mix de instrumentos e culturas, a clássica canção de roda brasileira ‘A canoa virou’ dá espaço ao ritmo de Portugal, onde a canoa virou barca! Do México, por outro lado, vem uma brincadeira chamada ‘Al subir la barca’ (Ao subir na barca). Na Guatemala, por sua vez, as crianças gostam de brincar de ‘Hojas de té’ – jogo de mãos guatemalteco.
Além dos alunos e professores da Teca Oficina de Música, o CD contou com as participações especiais de Fortuna, Mairah Rocha, Daniel Murray, Décio Gioielli, Décio 7, Gabriel Levy, Jonathan Silva, Karin Freiler. Márcio Werneck e Marcelo Dworecki.


Para conhecer melhor cada um dos instrumentos, vale recorrer ao catálogo dos instrumentos musicais do museu que apresenta mais de 80 instrumentos. Nele cada um ganha forma e tom com um texto simples e leve. Tortuga, por exemplo, é um instrumento muito antigo, típico da Guatemala que, percutido com baqueta, produz dois sons diferentes.


Coube à ilustradora Silvia Almstalden transformar cada um dos ritmos em imagens, com ilustrações leves e harmoniosas. Já os participantes estão presentes em fotos que registraram o processo criativo.



SERVIÇO:

Lançamento da obra “Quantas músicas tem a Música? - Ou algo estranho no museu!” com bate-papo com a autora e apresentações musicais com as crianças.
Quando: 12 de dezembro
Horário: 16 horas
Local: Sesc Pinheiros – Sala de leitura – 2º andar
Endereço: Rua Paes Leme, 195
Tel: (11) 3095-9400


FICHA TÉCNICA:

Título: Quantas músicas tem a Música? - Ou algo estranho no museu!
Autora: Teca Alencar de Brito
Ilustradora: Silvia Almstalden
Nº de páginas: 80
ISBN: 978– 85-7596-169-8
Formato: 22 X 19 cm



Sobre o autora:
Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito é Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística (Habilitação em Música). Professora no Departamento de Música da ECA-USP desde 2008, criou, há 25 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo, Capital, voltado à formação de crianças, jovens e adultos. Produziu 5 cds documentando o trabalho musical desenvolvido com crianças e adolescentes (Canto do povo daqui, Cantos de vários cantos, Nós que fizemos, Música pra todo lado, Um bolo...musical). É autora dos livros Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança e Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical, ambos pela Ed.Peirópolis, além de vários artigos na área da educação musical.



Sobre a Editora Peirópolis:
Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse
www.editorapeiropolis.com.br



Informações para a Imprensa – Editora Peirópolis:
Communica Brasil PABX: (11) 3868-0300
Andrea Funk (
andrea@communicabrasil.com.br)
Samantha Oliveira (
samantha@communicabrasil.com.br)
Luiz de Queiroz (
luiz@communicabrasil.com.br)
www.communicabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário