sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A obra social de Martins





Recentemente João Carlos Martins começou a nos legar o talento da regência, depois de uma grande história com o piano e vem realizando concertos memoráveis pelo Brasil e exterior. Mas o grande interprete de Bach é também o humanista que tem invocado seu prestigio internacional para ajudar projetos e jovens talentos, que sem recursos financeiros, encontram dificuldades para se inserir no universo musical. Como é o caso do paulista Jean William, 23 anos, criado pelo avô bóia-fria e que, graças ao apoio de Martins, começa a despontar no canto lírico. O que vemos por todo o Brasil são as oficinas culturais e os projetos musicais ( da percussão afro ao concerto erudito ) dando novas perspectivas de vida a tantas crianças e jovens que desenham um futuro diverso daquele que seus pais tiveram.

E constatamos que recebendo apoio governamental ou não; pois nem sempre esta causa é sensível aos orçamentos da política nacional; as propostas culturais de inserção social vão mostrando a eficácia de um trabalho que vai muito além dos sistemas conservadores que consistem em punição e prisão para os jovens infratores ou sub-empregos para as pessoas que moram em comunidades da periferia.

A sensibilidade e o carisma do Maestro João Carlos Martins, ao se envolver diretamente com talentos que precisam de apoio e carinho, revelam a grandeza de um artista que a cada dia dá novo alcance à sua vida profissional e humana. E ao se colocar ali, onde precisam dele, Martins empresta sua experiência e genialidade para que estes jovens possam ter o melhor professor na arte musical e de perseverar por vencer desafios. Pois desafiar o destino e vencê-lo é uma das maiores obras de Martins
.

PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO EM 15 DE NOVEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário