quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entrevista Marcos Vinicius II






4 ) Tem previsão de vir ao Brasil ?

Gostaria imensamente de ir ao Brasil e tocar depois de tantos anos de ausencia ali como concertista e ha tres anos nao vou ao meu Pais. Gostaria sim de retornar, tocar e realizar master class mas tem sempre o problema das passagens aereas porque às vezes è dificil para os organizadores. Obviamente precisa-me de um apoio oficial para isto. E digo, sinceramente, que tudo se pode conseguir se o interesse de ambas as partes è realmente grande. Certamente gostaria de retornar para tocar.



5 ) Como músico, você acompanha a música contemporânea ? E caso acompanhe, como a situa em seu repertório e em relação à sua estética musical ?



Como musico sim, acompanho alguns movimentos da musica contemporanea. Porem, vejo que tantos autores escrevem para eles mesmos, como forma de satisfaçao pessoal e nao vejo seja isto muito correto mas que respeito profundamente. Para mim, a linguagem musical deve atingir o espirito das pessoas, sem necessidade de traduçao...devem escutar uma obra e sentir-se bem.



Quando um autor consegue unir elementos da musica contemporanea com aquela tradicional nascem obras de grande valor e de grande beleza...e è disto que o nosso instrumento precisa. Com obras deste genero podemos atrair cada vez mais um grande publico ao contrario da musica extremamente contemporanea que, por sua linguagem, provoca um distanciamento das pessoas simples e tao importantes para a divulgaçao do violao.

O meu modo de compor, como dito antes, procura equilibrio e, se me sinto bem com aquilo que escrevo e certo de que posso tocar o coraçao das pessoas, nao tenho nenhuma duvida que o meu caminho possa nao ser correto.




6 ) Em sua formação, quais músicos e compositores você considera uma influência em sua carreira ?

Nao acredito que possam influenciar na propria formaçao; acredito porem que possam dar-te estimulos para prosseguir, seguindo o exemplo destes como homens e nao somente como musicos. Tudo aquilo que tocamos e como tocamos è uma resposta imediata à tudo aquilo que vivemos atè entao. Digo sempre a meus alunos: se quiserem ser grandes artistas por favor procurem primeira serem grandes homens.

A musica dos grandes mestres para as diversas e diferentes formaçoes instrumentais possam dar-nos uma grande contribuiçao no percorrer de nossa carreira. Na realidade, vejo ser muito importante conhecer os diversos periodos da musica, do Renascimento aos nossos dias mas nao somente onde o violao ou instrumentos de cordas dedilhadas e relacionados sejam envolvidos; è fundamental escutar de tudo. E saindo do binario classico, è importante escutar a musica popular, o rock e suas variantes. Infelizmente, musicos classicos nao consideram muito estes generos.



Porem, um grande artista sabe respeitar grandes artistas que se encontram do outro lado da ponte, reconhecendo o valor que deram e dao para a musica em sentido geral. Obvio, existe muita coisa ruim neste campo mas digamos a verdade; na musica classica tambem existem coisas que sao impossiveis de escutar.
Demos a Cesar o que è de Cesar e a Deus o que è de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário