sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alice, Paulo, Teresinha Lima, Itamar e Bahiarte

Foto de Alice Ruiz e Paulo Leiminski



A artista plástica londrinense Maria Teresinha Lima, que tem várias obras no acervo do Museu de Artes de Londrina, foi selecionada para integrar o acervo do Museu de Arte Mundial Antônio Gualda Y Diana Franco, através da obra Etnia III, que mostra uma tribo africana que usa adornos semelhantes aos índios brasileiros.


A poeta curitibana Alice Ruiz foi a grande vencedora da 51ª edição do Prêmio Jabuti, com seu livro" Dois em Um" publicado pela Iluminuras. Em 1989, ela venceu com o livro" Vice-Versos". Alice tem dado grande contribuição também com letras para compositores da MPB, como Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Zélia Duncan.



E por falar nisto, o múltiplo poeta e perfomer Paulo Leminski " o bandido que sabia latim", tem recebido muitas homenagens na passagem dos 20 anos de sua morte ( se foi em 1989, tal como Raul Seixas e Luiz Gonzaga ), como aconteceu em Londrina com o cada vez melhor Festival Literário Londrix ( coordenado pela produtora cultural Cristine Vianna) e em São Paulo, com uma extensa mostra reunindo originais, textos inéditos, shows, documentário e peça no Instituto Cultural Itaú, Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP, até dia 8 de novembro, com entrada franca.


Já o cantor e compositor Itamar Assumpção, morto em 2003, recebe agora a reedição de sua obra completa na "Caixa Preta", que vai incluir 26 canções inéditas que o músico registrou no formato voz e violão e estão sendo arranjadas para banda completa, com coordenação de sua filha Anélis Assumpção.

A Bahiarte, da marchand Ana Barreto e que colocou a cidade de Londrina no circuito das artes plásticas nacionais, inclusive levando obras de Juarez Machado e Romero Brito para a cidade, está completando 36 anos de atividades. É enorme a contribuição e a qualidade da Bahiarte para as artes no Norte do Paraná e merece nossos maiores cumprimentos.
A comemoração ocorre junto com a exposição de obras da artista Patrícia Lopes Canesin.
Endereço: Rua Espírito Santo, 1701 Londrina Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário