quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entrevista Marcos Vinicius III










7 ) Você tem acompanhado a recente safra de violonistas brasileiros ? O que acha ? Destaca algum trabalho em especial ?


Isto me deixa muito feliz. Saber que o Brasil tem dado esta grande contribuiçao ao violao atraves de bons violonistas è mesmo uma honra para nòs, Porem, daquilo que as vezes percebo, falta aquele fogo dentro quando se toca para que se possa transmitir algo verdadeiramente à quem te escuta, nao resumindo-se somente ao exibicionismo, mesmo que esta possa ser uma estrada ma que nao pode levar-te a nenhum lugar.
E’ ja especial aquilo que tantos violonistas brasileiros tem feito e prefiro por principios profissionais e por respeitar todas as escolhas individuais, nao mencionar um trabalho em particular.



8 ) Poderia falar da música e da cultura européia em geral, como você a enxerga neste momento ?


O velho continente sempre foi meta de artistas, principalmente pela riqueza cultural que aqui se apresenta. Porem, posso dizer-lhe con absoluta certeza, que hoje com o advento dos fantasticos meios de comunicaçao destacando-se Internet, o mundo se encontra em nossas maos. Percebo uma grande inversao: o Brasil, hoje, è considerado um Pais emergente e isto nos glorifica apesar de suas grandes dificuldades mas que, pouco a pouco, começam a se solucionar.


A Europa, hoje, começa a viver momentos de decadencia impensaveis 10 anos atrás. A cultura continua sempre mas com dificuldades de promoçao realmente grandes. Existem sim, inumeros festivais de musica mas que se estao reduzindo por falta de meios finanziarios para a propria sobrevivencia. Vejo isto quando devo negociar meus cachets. O importante è que, cada um, possa acreditar que a crise e o baixo nivel cultural que em tantos paises europeus se faz presente, possa ser modificado...que a verdadeira cultura seja divulgada com mais enfase pelos meios de comunicaçao. Concluindo, posso dizer que a Europa è o velho continente ainda mas nao o Primeiro Mundo como habitualmente mencionavamos.




9) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que você nos reservou para conceder esta entrevista. Faremos de tudo para tê-lo em breve conosco em Londrina. Obrigado !

Espero sim de poder estar com voces e conhecer de perto a vossa realidade, trocar ideias, ensinar e aprender tambem. Sei que voces tem feito um bonito trabalho e gostaria de contribuir no futuro.

Foi otimo estar aqui com voces e poder contar um pouco (e foi pouco mesmo) desta minha vida de artista, de homem, seus principios e conceitos. Na realidade, a Arte para mim è como aquele copo d’agua que todos os dias temos que beber, è tambem o pao de meu dia a dia, è tambem a minha paixao...o meu amor.
Atraves deste amor procuro abraçar a todos com os sons do meu violao, este maravilhoso presente que me concedido do Alto e o qual abracei com toda a força de minh’alma.



Foram tantos os momentos dificeis; tantos momentos de falta de coragem, de medo em nao conseguir. Mas foram nestes momentos que percebi que a força se encontra no homem e nao somente no artista. Vencendo momentos dificeis percebi tambem que o acreditar nas proprias possibilidades è a maior riqueza que podemos ter dentro de nòs.



Conhecì a tantos que se perderam na propria estrada e se perderam porque se julgavam donos da arte que lhes fora concedida...e a vida nao è assim. Para dar precisa-se saber receber e para receber è necessario ser humilde e provar o senso de gratidao por tudo aquilo que se tem, mesmo que seja pouco naquele momento.
Para aqueles que querem chegar là , nao se esqueçam que sois instrumentos nas maos del algo muito maior do que nòs mesmos. Sigam a estrada com força, determinaçao e fé.



A vida nos dà tantas oportunidades, aproveitem! Mas façam que estas oportunidades sejam um bem para tambem a todos aqueles que se encontram ao vosso redor. O sucesso ha seu verdadeiro valor se vem condividido.



Para receberem devem dar, nao se esqueçam Um acorde perfeito è constituido de tres graus; uma mesa està em equilibrio se tem pelo menos tres pès...e assim è a Vida. Para se obter algo è preciso Decidir o que fazer, Como fazer e por fim pagar o preço. E é extremamente dificil a terceira parte porque a Vida nos cobra antecipadamente...em outras plavras...por nenhum motivo desçam do trem antes de chegarem à proxima estaçao.

Para ser um grande artista è preciso ser artista na construçao da propria vida...como ser humano. Somente assim o tao sonhado artista poderà ser verdadeiramente feliz e completar o inteiro caminho na longa estrada da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário