segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TERCEIRO SETOR




Austrália apóia projetos de promoção e proteção dos direitos humanos
A Embaixada da Austrália está divulgando o Programa de Pequenos Subsídios para os Direitos Humanos (HRGS) promovido pela agência AUSAID do Governo da Austrália. A iniciativa objetiva promover os direitos humanos em países em desenvolvimento por meio da concessão de fundos para atividades que promovam o desenvolvimento de capacidades orientadas a respeitar, promover e proteger os direitos humanos.


BID anuncia concurso de contos para jovens autores
O Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] convida jovens da América Latina e Caribe para participar do "Concurso Regional de Contos: melhorfuturo@agora". O objetivo da iniciativa é estimular a capacidade criativa dos jovens, buscando idéias inovadoras a respeito dos desafios socioeconômicos que afetam a América Latina e Caribe, e despertando a juventude da região a criar alternativas para a melhoria das condições de vida da população.



Ministério da Cultura lança fórum sobre cultura digital
Está em funcionamento o site do Fórum da Cultura Digital, espaço lançado pelo Ministério da Cultura voltado para a formulação e a construção democrática de uma política de cultura digital que integre cidadãos e instituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado. O site é indicado a todos que se interessam pelas atuais mudanças provocadas pela Internet e desejam contribuir com o debate para o desenvolvimento de políticas públicas para a era digital. O endereço é http://culturadigital.br



Marcha mundial pela paz e não-violência começa em outubro
Começará no dia 2 de outubro, a 1º Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência - um projeto da ONG Mundo sem Guerras que tem como uma de suas finalidades a criação de uma consciência global sobre a necessidade de paz e de repúdio a todo tipo de violência. A marcha será iniciada na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como "Dia Internacional da Não-Violência", terminando na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010.

Experiência da ASA-PE em intervenção rural vira livro
A experiência de trabalho da Articulação no Semi-árido de Pernambuco [ASA-PE] foi transformada em livro, lançado no início de setembro. A obra "Intervenção Rural e Autonomia: a experiência da Articulação no Semi-árido/ASA em Pernambuco" expõe o desenvolvimento de processos de formação de autonomia das populações rurais em torno de projetos de convivência com o semi-árido brasileiro, que envolvem - entre outros aspectos - estratégias produtivas na região, valorização das experiências de antepassados e de processos de gestão coletiva do conhecimento.



Participação em pesquisa sobre desenvolvimento institucional de ONGs pode ser feita pela Internet
O Instituto Fonte, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Instituto Paulo Montenegro, vão realizar uma pesquisa sobre desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no Brasil. Os resultados desse mapeamento subsidiarão iniciativas e ações orientadas a apoiar o fortalecimento de organizações, movimentos e indivíduos que atuam no campo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário